Segundo a Rússia, dois mísseis atingiram reunião militar; Ucrânia rebate e afirma que ataque atingiu pessoas que estavam indo à missa, no Domingo de Ramos
A Rússia afirmou que dois de seus mísseis atingiram uma reunião de oficiais militares ucranianos no domingo, na cidade de Sumy, onde a Ucrânia disse que os ataques russos mataram 34 pessoas e feriram 117.
O Ministério da Defesa da Rússia acusou a Ucrânia de usar civis como escudos humanos ao colocar instalações militares e realizar eventos envolvendo soldados no centro de uma cidade densamente povoada. Não houve resposta imediata de Kiev à acusação de “escudo humano”.
O Ministério da Defesa disse que suas forças haviam disparado “dois mísseis táticos Iskander-M contra o local da reunião” do que chamou de grupo tático operacional das Forças Armadas da Ucrânia.
Afirmou que mais de 60 soldados ucranianos foram mortos no ataque.
O presidente Volodymyr Zelenskiy pediu no domingo uma resposta internacional dura contra Moscou por causa do ataque, que ocorreu no momento em que o presidente dos EUA, Donald Trump, tem dificuldades em progredir com sua promessa de acabar rapidamente com a guerra.
“Somente canalhas podem agir assim, tirando a vida de pessoas comuns”, disse Zelenskiy, observando que o ataque ocorreu no Domingo de Ramos, quando algumas pessoas estavam indo à igreja.
Os líderes de Reino Unido, Alemanha e Itália condenaram o ataque. Trump, quando perguntado sobre o ataque russo, afirmou que foi terrível.
“E me disseram que eles cometeram um erro”, declarou ele, sem dar mais detalhes. “Mas acho que é uma coisa horrível.”
O porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov, foi questionado em seu briefing diário sobre como o Kremlin via o comentário de Trump e se o ataque havia sido realizado por engano.
Ele respondeu que o Kremlin não comenta sobre o curso da guerra, e que esse é um assunto para o Ministério da Defesa.
“Só posso repetir e lembrá-los das repetidas declarações de nosso presidente e de nossos representantes militares de que nossas Forças Armadas atacam exclusivamente alvos militares e militares adjacentes”, disse ele.
REUTERS
O post Rússia diz ter atingido reunião de autoridades militares ucranianas; Zelenskiy diz que eram pessoas comuns: “Canalhas!” apareceu primeiro em Montedo.com.br.