Tecnologia promete neutralizar múltiplas ameaças simultaneamente e a custo baixo
Soldados britânicos testaram com sucesso uma nova arma de radiofrequência no País de Gales, conseguindo derrubar mais de 100 drones durante os maiores testes do tipo já realizados pelo Exército do Reino Unido.
A tecnologia, chamada de RF DEW (Arma de Energia Direcionada por Radiofrequência), utiliza ondas invisíveis para desativar os sistemas eletrônicos dos drones, sendo capaz de neutralizar múltiplas ameaças ao mesmo tempo com baixo custo, cerca de 10 centavos por disparo.
Desenvolvido por um consórcio liderado pela Thales UK em parceria com órgãos de defesa britânicos, o sistema recebeu mais de US$ 53 milhões em investimento do governo e gera empregos na Irlanda do Norte e no sudeste da Inglaterra. A arma tem potencial para integrar a defesa aérea em camadas do Reino Unido, oferecendo uma alternativa mais econômica e eficiente aos mísseis tradicionais, com alcance de até um quilômetro e capacidade de ação contra drones resistentes.
Os testes ocorrem em meio à crescente ameaça de enxames de drones em conflitos modernos, como na guerra da Ucrânia, onde mais de 18 mil drones foram usados em ataques no último ano. O sucesso da RF DEW representa um passo importante na modernização da defesa britânica e destaca o papel da indústria e da inovação nacional no fortalecimento da segurança do país.
The @BritishArmy has successfully trialed a new radio frequency directed energy weapon (RFDEW) capable of destroying swarms of drones.
RFDEWs can neutralise targets up to 1km away at an estimated cost of 10p per shot.
Read more
https://t.co/CeH5dxLU5A pic.twitter.com/fW0mWaIlOn
— Ministry of Defence
(@DefenceHQ) December 23, 2024
MSN/Defence Journal – Edição: Montedo.co,
O post Exército Britânico testa com sucesso arma que derruba mais de 100 drones com onda de rádio apareceu primeiro em Montedo.com.br.