Conforme a prefeitura, capital registra 4,6 mil casos confirmados e duas mortes pela doença. Capacitação dos militares deve ocorrer ainda nesta semana, e atuação das equipes está prevista para os próximos dias.
O Exército Brasileiro vai se integrar à Prefeitura de Porto Alegre nas ações de enfrentamento à dengue. A definição da atuação em conjunto foi anunciada na manhã desta terça-feira (22), após reunião. A capital tem 4,6 mil casos confirmados e duas mortes pela doença.
Os militares deverão atuar em duas frentes: atividades de conscientização da população, com equipes nas ruas, e apoio logístico na aplicação de inseticida nos bairros com maior número de casos, especialmente na Zona Norte.
De acordo com o Executivo municipal, a capacitação dos militares deve ocorrer ainda nesta semana. A atuação das equipes está prevista para os próximos dias.
Na quinta-feira (17), a prefeitura decretou situação de emergência em saúde pública em razão da epidemia de dengue. A medida viabiliza ações como aquisição imediata de insumos, prorrogação de contratos e convênios, assistência médica a pacientes e ações de controle ambiental. Um hospital de campanha foi montado na capital para apoiar o atendimento aos pacientes.
Sintomas
A dengue é uma doença infecciosa causada pelo vírus da dengue, transmitida principalmente pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado. É uma das principais doenças transmissíveis por vetores do mundo, e pode causar sintomas graves e potencialmente fatais. Os sintomas são:
-
- febre alta (39°C a 40°C), com duração de dois a sete dias
- dor atrás dos olhos
- dor de cabeça
- dor no corpo
- dor nas articulações
- mal-estar geral
- náusea
- vômito
- diarreia
- manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira
g1 rs – Edição: Montedo.com
O post Epidemia de dengue em Porto Alegre: Exército vai apoiar mutirões e aplicação de inseticidas apareceu primeiro em Montedo.com.br.