FAB celebra Dia da Aviação de Caça

A Reunião da Aviação de Caça ocorreu na Base Aérea de Santa Cruz e envolveu uma série de cerimônias, palestras e reuniões

Agência Força Aérea, Capitão Emília E Tenente Vieira

A Força Aérea Brasileira (FAB) celebra nesta terça-feira (22/04) o Dia da Aviação de Caça. Uma cerimônia realizada na Base Aérea de Santa Cruz (BASC), no Rio de Janeiro, lembrou a história, a tradição e o legado que teve início há exatos 80 anos, quando os pilotos do Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1° GAVCA) realizaram 44 missões de guerra em único dia: 22 de abril de 1945.

A cerimônia do Preito aos Jambocks, homenagem aos pilotos que lutaram na Segunda Guerra Mundial, é um momento de recordação e reconhecimento aos feitos desses heróis da FAB. 

O Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luis Farcic, comentou sobre a importância da solenidade. “É um evento muito importante, marcante e de emoção onde reverenciamos os nossos heróis de guerra”, ressaltou.

Ainda na manhã de terça-feira, foi realizada a cerimônia militar alusiva ao Dia da Aviação de Caça, com entrega de premiações para militares que foram destaque em 2025. 

Foram premiados os pilotos mais eficientes de cada Unidade Aérea, aqueles que obtiveram destaque nos campos operacional, intelectual e desportivo no ano de 2024. Além disso, foi entregue ao Major Aviador Paulo Roberto Falcão, Comandante do 1º/3º GAV, o Prêmio Pacau Magalhães Motta, que estimula estudo e a pesquisa de assuntos referentes ao emprego da Aviação de Caça.  Houve, ainda, a imposição da Medalha “Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura”.

Reunião da Aviação de Caça

Na segunda-feira (21), o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, ministrou uma palestra sobre o legado dos antecessores, a busca pela modernização de aeronaves e equipamentos, além de citar a operacionalidade e prontidão da Aviação de Caça. “Tudo que fazemos hoje é em função e em respeito aos que nos antecederam. O Brasil não pode esquecer dos seus heróis e a Força Aérea nunca haverá de esquecê-los”, comentou sobre os militares brasileiros que combateram na Segunda Guerra Mundial.

A programação da RAC também incluiu uma exposição no lendário Hangar do Zeppelin, onde os convidados puderam conhecer aeronaves e amostras de novas tecnologias.

Moeda comemorativa

Ainda durante a programação da RAC 2025, foi realizado o lançamento da medalha comemorativa aos 80 anos do dia 22 de abril de 1945.

Segundo a Associação Brasileira dos Pilotos de Caça (ABRA-PC), idealizadora do concurso que criou a peça, o lançamento da Medalha vem como um convite para a reflexão sobre a Participação da Força Aérea Brasileira na 2ª Grande Guerra Mundial, que ocorreu no período de 6 de outubro de 1944 a 8 de maio de 1945, sendo decisiva no contexto da vitória dos Aliados culminados no dia 22 de abril. 

Foram apresentadas nove artes e uma Comissão Julgadora, composta por Diretores da ABRA-PC, representantes do 1º Grupo de Aviação de Caça, do Instituto Histórico Cultural da Aeronáutica e da Casa da Moeda do Brasil, fez a escolha da arte mais representativa para comemorar a data. 

O post FAB celebra Dia da Aviação de Caça apareceu primeiro em DefesaNet.