Posto de comando foi posicionado na Colônia de Pescadores Z-5, na Ilha da Pintada, com apoio da Marinha, Aeronáutica, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros
Porto Alegre – Um posto de comando da Defesa Civil de Porto Alegre foi montado próximo à Colônia de Pescadores Z-5, na Ilha da Pintada, para auxiliar nas ações de resgate, remoções e auxílio para as famílias que estão em áreas de risco devido aos alagamentos na região das Ilhas, no bairro Arquipélago. A ação, que opera desde essa quarta-feira, foi organizada em conjunto com o Exército, Marinha, Aeronáutica, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros.

São pelo menos 30 militares e 20 agentes da Defesa Civil envolvidos na operação. Um posto de saúde móvel também foi montado ao lado para fazer o atendimento da população. A base, por enquanto, deve permanecer na Ilha da Pintada.
“O posto de comando foi montado para que a gente possa direcionar todas as ocorrências para cá, aí daqui, a gente despacha para as equipes”, explica Tiago Belinski, coordenador de redução de riscos da Defesa Civil. As equipes estão realizando levantamento em todas as ilhas. À tarde, será feita a entrega de 50 mantimentos no braço Norte na Ilha dos Marinheiros.

As equipes seguem com ações de resgate, remoção e transporte de móveis e utensílios. Flávia Beatriz da Silva, de 60 anos, moradora da avenida Presidente Vargas, foi removida de casa pelas equipes. Ela havia saído da sua casa, que tinha sido atingida pela água, e foi para a casa da sua sobrinha na mesma rua. Com a ameaça de chegada do alagamento, decidiu sair também. Ela pretende ir para a casa da sua cunhada em Viamão.
“Quando a água chegou na minha casa, tive que sair, porque não consigo andar. Vai enchendo, enchendo… como vou sair depois?”, diz. Flávia conta que enfrentou enchentes a sua vida toda. “Mas não era assim. Agora, qualquer chuva já entra água dentro de casa”, relata. Ela ainda está pagando a máquina e fogão que precisou comprar após perder tudo na enchente do ano passado.
Das 82 famílias desabrigadas que estão no abrigo Arena KTO, no bairro Humaitá, 21 são da Ilha da Pintada, 6 da Ilha do Pavão, 5 da Ilha dos Marinheiros e 2 da Ilha das Flores. De acordo com a Defesa Civil, a Ilha da Pintada registra 2,66 metros conforme a última medição, sendo 2,20 metros a cota de inundação.
CORREIO DO POVO – Edição: Montedo.com
O post Inundações no RS: Defesa Civil e Exército instalam QG para intensificar ações na Região das Ilhas, em Porto Alegre apareceu primeiro em Montedo.com.br.