É falso anúncio de processo seletivo emergencial para agentes temporários do Exército

Força divulgou comunicado sobre a circulação de falsos anúncios

Gabriela Soares
Circulam no Facebook e no Instagram anúncios sobre um suposto processo seletivo emergencial do Exército para vagas de agentes temporários em todo o Brasil. É falso.
Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:
🚨 Contratação Emergencial em Todo o Brasil!
Homens e mulheres estão sendo convocados para um processo seletivo com provas objetivas realizadas todos os domingos nos órgãos de segurança ou unidades militares da sua cidade”  
– Legenda em anúncio que circula em anúncios no Facebook e Instagram. 
Falso
O Exército não está promovendo nenhum processo seletivo “emergencial” neste momentoA Força divulgou um comunicado alertando para a circulação de anúncios falsos nas redes sociais que divulgam seleções inexistentes para aplicar golpes. “Essas publicações têm intenções fraudulentas e não possuem qualquer vínculo com o Exército”, destaca o comunicado.
Segundo o comunicado, os golpistas prometem vagas militares com “salários atrativos” e cobram taxas de inscrição via Pix — prática que não ocorre em nenhum edital ou processo oficial do Exército. O alerta destaca que os anúncios utilizam símbolos, brasões e até imagens geradas por inteligência artificial para “parecer reais”, mas contêm links suspeitos e cobranças indevidas. A nota reforça que a cobrança de qualquer taxa por transferência eletrônica, como Pix, é um forte indício de fraude.
Para garantir segurança, o Exército orienta os cidadãos a se informar exclusivamente por meio destes endereços oficiais:
Usuários relatam golpe 
Usuários alertaram para a fraude no Reclame AQUI. A Lupa localizou ao menos 14 denúncias sobre a fraude na plataforma até às 15h desta segunda-feira (30). Em nove dos relatos, as vítimas dizem ter conhecido o suposto processo seletivo por meio de anúncios pagos no Instagram ou Facebook que direcionavam para sites falsos com identidade visual semelhante à do Exército Brasileiro.
Em um dos relatos, a usuária conta que viu um anúncio no Instagram sobre um alistamento temporário para o Exército e efetuou um pagamento via Pix. “Vi um anúncio no Instagram onde mostrava um alistamento temporário para o Exército. Fiz o pagamento no valor de R$ 97,90 via Pix e não recebi retorno.” Já em outro registro, a vítima relata: “Fui enganada por um site falso que usa a imagem do Exército para aplicar [golpes]. Após pagar a taxa de inscrição, percebi que se tratava de um [golpe]”.
Lupa – Edição: Montedo.com

O post É falso anúncio de processo seletivo emergencial para agentes temporários do Exército apareceu primeiro em Montedo.com.br.