Fabricadas pela Embraer, aeronaves do tipo Super Tucano cruzaram o céu com escolta da Força Aérea Brasileira (FAB).
Guilherme Wojciechowski
Moradores de Foz do Iguaçu puderam observar, na manhã desta segunda-feira (30), a passagem de novos aviões militares adquiridos pelo Paraguai. As aeronaves, do tipo A-29 Super Tucano, foram fabricadas no interior de São Paulo pela Embraer.
De acordo com as informações obtidas pelo H2FOZ, os aviões destinados à Força Aérea Paraguaia (FAP) tiveram a escolta da Força Aérea Brasileira (FAB).
As primeiras quatro aeronaves adquiridas pelo Paraguai pousaram na 1.ª Brigada Aérea, nos arredores de Assunção, pouco antes das 13h. Autoridades do país, como o presidente Santiago Peña, participaram da cerimônia de recepção.
Conforme Óscar González, ministro da Defesa do Paraguai, os outros dois caças militares comprados da Embraer deverão chegar ainda em 2025.
“O prazo vence em janeiro de 2026, mas a Embraer, em mostra de boa vontade, está entregando antes”, afirmou o ministro, em entrevista ao canal GEN.
Para a aquisição das aeronaves, o Paraguai está investindo US$ 105 milhões (cerca de R$ 580 milhões), já pagos na totalidade.
Os A-29 Super Tucano pertencem à geração mais recente do modelo, atualizada tecnologicamente. A FAP pretende utilizar a nova frota para intensificar o patrulhamento do espaço aéreo paraguaio, principalmente na região do Chaco.
A compra acontece em paralelo à ampliação da rede de radares, com o objetivo de evitar a entrada de aeronaves irregulares no país. Atualmente, o Paraguai está na rota utilizada por traficantes que transportam, por via aérea, cocaína procedente da Bolívia.
H2FOZ
O post Novos aviões militares do Paraguai sobrevoam Foz do Iguaçu apareceu primeiro em Montedo.com.br.