Evento se encerrou na quinta-feira (26Junho2025), em Vinhedo, no interior de São Paulo, com representantes de mais de 400 municípios
Foi um grande sucesso a realização do XI Congresso Brasileiro de Guardas Municipais e Segurança Pública que aconteceu em Vinhedo, no interior de São Paulo. O evento se encerrou nesta quinta-feira (26) com números superlativos: ao todo foram mais de 2,1 mil pessoas que se inscreveram para participar dos dois dias de atividades. Ao todo, mais de 400 municípios estiveram representados.
O evento contou com transmissão online em tempo real de vários eventos e palestras. Ao todo foram mais de 20 horas ao vivo.
A solenidade de encerramento contou com a presença de autoridades como o secretário nacional de Segurança Pública, ligado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, Mário Sarrubb, os prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco, e de Poços de Caldas, Paulo Ney. Após a solenidade, aconteceu nas ruas da cidade a carreata do 9º Encontro de ROMUS e Viaturas Táticas.
O anfitrião do evento, Dario Pacheco, se mostrou entusiasmado com a alta tecnologia exibida nos dois dias de evento. “Estou encantado com o Congresso. Vi muita coisa nova, de robótica, de equipamentos, acompanhei as palestras. O Comandante Braga (organizador do evento) está de parabéns”. Seu colega de Poços de Caldas seguiu pelo mesmo caminho e destacou a importância dos municípios na segurança pública. “Antes a responsabilidade caía nas mãos dos estados e da União. Hoje vemos que cabe a nós gestores e às guardas”.
O dr. Mário Sarrubbo agradeceu o convite ao evento, parabenizou os organizadores e reafirmou que este é um momento importante para as Guardas Municipais, que foram contempladas na PEC da Segurança Pública como “peça fundamental”.
“O ministro (da Justiça) fez esta escolha por entender que as guardas têm, de fato, um papel relevantíssimo no quadro complexo de segurança pública do nosso país”. Sarrubbo destacou que, agora, cabe levar o debate ao âmbito do Poder Legislativo para ser aprovado no Congresso Nacional.
Por fim, o secretário enfatizou que as Guardas Municipais têm um aspecto especial por estar mais próximo da população. “A guarda tem esse DNA, de ouvir a população e saber quais as suas necessidades”.

Da esquerda para Direita: Presidente do Conselho Nacional das Guardas Muncipais, Comandante Carlos Alexandre Braga, Secretário Nacional de Segurança Pública, Mário Luiz Sarrubbo e o Prefeito de Vinhedo, Dr. Dario Pacheco
O Congresso
Durante os dois dias de congresso, o público participou de uma série de painéis e palestras, com profissionais experimentados inclusive no exterior. Entre os temas abordados estavam legislação, tecnologia e qualificação, entre outros.
O realizador do evento, Comandante Carlos Alexandre Braga, agradeceu ao prefeito de Vinhedo por propiciar a realização do evento e destacou o brilhantismo dos organizadores e palestrantes nestes dois dias de trabalho. “É com muita alegria que apresentamos ao Brasil o potencial das nossas guardas municipais”.
O Castelo dos Vinhais, local onde acontece o evento, ficou lotado os dois dias. O primeiro dia de atividades contou com a presença dos prefeitos de Vinhedo, Dario Pacheco de Morais; de Jundiaí, Gustavo Martinelli; e de Louveira, Paulo Alberto Finamore, além de deputados e comandantes de Guardas Municipais de todo o país.
Hoje, além das palestras, um painel com diversas autoridades abrilhantou o congresso com discussões em torno de melhorias para Segurança Pública.
O post XI Congresso Brasileiro de Guardas Municipaise Segurança Pública recebe 2,1 mil pessoas apareceu primeiro em DefesaNet.