Dígitro Tecnologia: inovação é destaque na Conferência de Segurança Pública iLab-Segurança

Novos módulos de análise financeira e reconhecimento facial desenvolvidos pela brasileira Dígitro Tecnologia ampliam a capacidade da principal plataforma de inteligência investigativa do país, presente em 90% do mercado de segurança pública nacional. Inovação é destaque na Conferência de Segurança Pública iLab-Segurança, realizada pelo Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (CONSESP).

A Dígitro Tecnologia participa do ILAB SEGURANÇA, realizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (CONSESP), o que acontece de 1º a 3 de julho em Brasília, com o lançamento de dois novos módulos da plataforma Guardião: o Banco de Faces e o Módulo Financeiro e Fiscal. A participação no evento, considerado um dos mais relevantes do setor de tecnologia aplicada à segurança pública e institucional, marca também o início das comemorações pelos 25 anos da plataforma, reconhecida por sua confiabilidade jurídica e papel estratégico em investigações complexas em todo o país.

A relevância do tema é reforçada por um cenário nacional cada vez mais exigente. Segundo o Coaf, só em 2024 foram produzidos cerca de 18 mil* relatórios de inteligência financeira no Brasil, muitos deles relacionados a esquemas de corrupção e organizações criminosas com atuação transnacional. Ferramentas tecnológicas de análise e rastreamento de ativos tornaram-se essenciais para a efetividade das investigações e para a recuperação de valores desviados.

Ao longo dessas duas décadas e meia, a plataforma Guardião passou por sucessivos avanços tecnológicos e se consolidou como uma solução robusta no combate ao crime organizado. Evoluindo de um sistema inicialmente focado na interceptação de comunicações para um ecossistema completo de inteligência, a tecnologia reflete o compromisso da Dígitro com inovação contínua, segurança da informação e apoio efetivo às forças de segurança. Um dado emblemático reforça essa trajetória: nenhuma prova gerada pela ferramenta foi refutada pela Justiça.

O Módulo Financeiro e Fiscal expande o escopo da plataforma e marca o primeiro passo para a consolidação do Guardião como ferramenta completa de investigação financeira. Com esse novo módulo, a solução passa a integrar o tripé das principais frentes investigativas: interceptações de comunicações, afastamento de sigilos de dados cadastrais e telemáticos e análise de dados financeiros e fiscais. Permitindo a realização da busca completa de informações das ações criminosas, seguindo o dinheiro dela, conforme rege o “follow the money”.

O módulo permite a leitura automatizada dos Relatórios de Inteligência Financeira (RIF) com apoio de inteligência artificial, transformando dados não estruturados em informações qualificadas. Os RIFs são, inicialmente, a primeira de diversas fontes que serão incorporadas ao módulo, marcando o início de uma jornada mais ampla de integração de dados financeiros e fiscais. 

Como porta de entrada para investigações de lavagem de dinheiro, os relatórios servem de base para que os órgãos de inteligência avancem na análise de documentos bancários, fiscais e contábeis. Os processos são apoiados por critérios de rastreabilidade e governança, garantindo segurança jurídica no uso da tecnologia em investigações sensíveis.

Já o Banco de Faces oferece uma infraestrutura modular para reconhecimento facial, com aplicação em diferentes contextos, como em registros de apenados e desaparecidos. Com ele, os clientes passam a integrar a identificação facial aos fluxos de inteligência e análise de dados já operados pelo Guardião, permitindo o cruzamento de informações e novas abordagens investigativas.

“O Guardião é amplamente reconhecido como a principal plataforma de inteligência do mercado. Esses novos módulos chegam para fortalecer ainda mais esse posicionamento. A plataforma passa a atuar de forma integrada e mais completa, conectando interceptação, quebra de sigilo e rastreamento de ativos financeiros e pessoais em um único ecossistema investigativo”, afirma Ivon Rosa, Diretor de Relações com o Mercado da Dígitro.

A participação da Dígitro no ILAB SEGURANÇA representa não apenas uma evolução tecnológica, mas também institucional. Com 47 anos de uma trajetória sem margem para falhas, a empresa reafirma seu compromisso com inovação, integridade e resultados em um cenário onde confiança, governança e tecnologia caminham lado a lado no enfrentamento ao crime.

O post Dígitro Tecnologia: inovação é destaque na Conferência de Segurança Pública iLab-Segurança apareceu primeiro em DefesaNet.