O Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação (DECTI) da Secretaria de Produtos de Defesa (Seprod), órgão do Ministério da Defesa, e o Departamento de Programas de Inovação (DEPIN) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) se reuniram para apresentar os avanços da Iniciativa Brasileira para Tecnologias Quânticas (IBQuântica), no âmbito das pastas, bem como a sua aplicação na área de Defesa Nacional. O encontro ocorreu nesta sexta-feira (4), na sede da Defesa.
Com a pauta voltada para os resultados e à cooperação entre os órgãos, o Diretor da DECTI, Contra-Alte Charles Wilson Gomes Conti, reforçou a importância da tecnologia para a Defesa do país.
“O estreitamento de laços entre o Ministério da Defesa e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação é de extrema importância para o desenvolvimento de projetos que envolvem Tecnologias Quânticas, além de abrir espaço para futuros trabalhos nas demais tecnologias críticas e nas áreas de interesse para a Defesa Nacional,” destacou.
Aplicabilidade da Tecnologia Quântica

Ainda durante as discussões, foi reforçado a aplicabilidade diversa das tecnologias quânticas, em cenários de guerra, para que a Defesa possa dispor de radares quânticos para a detecção de aeronaves camufladas, criptografia quântica para comunicações seguras, computadores quânticos para descoberta de novos medicamentos e novos materiais, entre outras abordagens.
Em cenários de paz, a humanidade pode desfrutar de benefícios, como biossensores quânticos e dispositivos de imagens quânticas para identificação precoce de doenças complexas, criptografia quântica para transações financeiras mais seguras e internet quântica.
IBQuântica – A Iniciativa Brasileira para Tecnologias Quânticas foi fomentada pelo MCTI para impulsionar o desenvolvimento de tecnologias quânticas no Brasil, com o objetivo de alcançar a independência tecnológica do país nessa área. Suas diretrizes vêm sendo definidas por meio de um grupo de trabalho e estão alinhadas com os objetivos estratégicos do país em setores como segurança cibernética, transformação digital e semicondutores.
O post Defesa e MCTI discutem os avanços da Tecnologias Quânticas na área de Defesa Nacional apareceu primeiro em DefesaNet.