Edital de concursos para professores do Exército e da Marinha deve ser publicado em até seis meses; cargos são para servidores civis
Júlia Naomi
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) autorizou a realização de um concurso para professores do Exército, da Marinha e da Fundação Osorio, instituição federal de ensino ligada ao Ministério da Defesa. O processo seletivo visa o preenchimento de 148 cargos para ensino básico,técnico, tecnológico e magistério superior. A decisão foi publicada nesta terça-feira (8) no Diário Oficial da União, por meio da Portaria MGI nº 5.440/2025.
Do total de vagas, 44 são destinadas à contratação de professores para a Marinha, 89 para o exército e 15 para a Fundação Osorio. Os cargos a serem preenchidos são de natureza civil, de forma que a aprovação no concurso não configura ingresso na carreira militar. O edital do concurso, do Ministério da Defesa, será publicado em até seis meses, ou seja, até janeiro de 2026.
De acordo com a portaria, cada um dos órgãos será responsável pela organização e condução das etapas do concurso. Leis e regulamentos que tratem sobre políticas de reserva de vagas em concursos públicos deverão ser respeitadas.
Distribuição das vagas do concurso para professores do Exército e da Marinha
Marinha
– professor de ensino básico, técnico e tecnológico – 34 vagas;
– professor da carreira de magistério superior – 10 vagas.
Exército
– professor de ensino básico, técnico e tecnológico – 80 vagas; e
– professor da carreira de magistério superior – 9 vagas.
Fundação Osório
– professor de ensino básico, técnico e tecnológico – 15 vagas.
ARATU ON
O post Concurso do Ministério da Defesa tem edital autorizado: 148 vagas para professores apareceu primeiro em Montedo.com.br.