Sargento brasileiro resgata ocupantes de barco naufragado e é tratado como herói na Bolívia

 

Arthur Vinícius Oliveira Tito visitava com familiares a Laguna de Cáceres, quando uma embarcação boliviana naufragou, com dois ocupantes a bordo

Puerto Suárez (Bolívia) – Na manhã da última quinta-feira (17), um militar brasileiro protagonizou um ato de bravura enquanto passeava com familiares no país vizinho.

Arthur Vinícius Oliveira Tito visitava com familiares a Laguna de Cáceres, quando uma embarcação civil boliviana, com dois ocupantes a bordo, colidiu com um camalote e naufragou (Reprodução: Puerto Suarez United)

O segundo sargento Arthur Vinícius Oliveira Tito visitava com familiares a Laguna de Cáceres, quando uma embarcação civil boliviana, com dois ocupantes a bordo, colidiu com um camalote e naufragou, deixando os tripulantes à deriva.

Arthur Vinícius Oliveira Tito visitava com familiares a Laguna de Cáceres, quando uma embarcação civil boliviana, com dois ocupantes a bordo, colidiu com um camalote e naufragou (Reprodução: Puerto Suarez United)

Sem hesitar, o sargento Tito lançou-se  às águas e iniciou uma operação de salvamento. Enfrentando dificuldades como nadar contra a correnteza e realizar nós náuticos em pleno deslocamento aquático, o militar alcançou a embarcação, utilizou cordas para amarrá-la e, com o apoio de um pescador local, levou as vítimas até a escada do tablado mais próximo, onde foram retiradas da água em segurança.

A operação contou ainda com a colaboração de militares bolivianos, que ajudaram na retirada dos ocupantes da embarcação. Felizmente, todas as vítimas foram resgatadas com vida e sem ferimentos.

O episódio foi destaque na mídia local e o militar brasileiro foi tratado como herói. Presente no local, a esposa de Tito informou que o marido possui formação em salvamento aquático, o que facilitou a ação rápida e eficiente.

A população local e as autoridades bolivianas reconheceram a bravura do militar, oferecendo apoio e agradecimentos pelo ato de coragem.

Confira a cobertura do caso pelo canal boliviano Puerto Suarez United

Laguna Cáceres

Laguna de Cáceres durante a cheia (esq.) e na seca (dir.) (Créditos: Nativa Bolívia)

A lagoa Cáceres ou baía Cáceres é um lago natural da Bolívia, localizado no departamento de Santa Cruz, na fronteira com o Brasil. Considerada de preservação ambiental, a área está situada às margens das localidades de Porto Suárez e Porto Quijarro e conecta-se ao rio Paraguai por meio do canal Tamengo.

O que são camalotes?

Também conhecido como aguapé, o camalote é uma planta aquática que se desenvolve com muita rapidez em águas calmas, como as da laguna boliviana, o que torna necessário o controle da planta para evitar que sua proliferação cause prejuízos a navegação.

Com informações de 18bdainfpantanal_exercito, 17bfron_exercito e Puerto Suarez United (Facebook)
Imagens: Wikipédia, Puerto Suarez United

O post Sargento brasileiro resgata ocupantes de barco naufragado e é tratado como herói na Bolívia apareceu primeiro em Montedo.com.br.