URGENTE – Nação vulnerável: militares preocupados com escalada da crise com EUA
A escalada da tensão com os Estados Unidos saiu da retórica bufa para para a realidade que pode ser incontrolável.
Nelson During
Editor-Chefe DefesaNet
Segundo fontes de DefesaNet, as Forças Armadas Brasileiras estão bastante preocupadas com a escalada da crise entre Brasil e Estados Unidos, que está próxima de ultrapassar o ponto de não retorno.
A liderança militar brasileira observa com preocupação a rápida deterioração na relação com os Estados Unidos, país visto como parceiro histórico e estratégico, e também principal fonte de equipamentos e tecnologias militares usadas pelo Brasil.
Existe também preocupação de que sanções militares possam vir a paralisar a operação dos militares, incluindo embargo no fornecimento do motor dos aviões F-39 Gripen, radares do SIVAM e até o bloqueio nas comunicações ou no fornecimento dos rádios utilizados pelo Exército Brasileiro, fornecidos pelas empresas Harris e Motorola.
Se houver sanção militar de qualquer tipo, isso será visto como um sinal de rompimento na relação de comfianca e parceria com os militares brasileiros.
Fontes da caserna reclamam que o Brasil está enfrentando uma profunda crise nas Forças Armadas, com estoques de munição em níveis extremamente baixos, a FAB sem aviões, tendo sua espinha dorsal os caças F-5 produzidos há 50 anos nos EUA, o exército sem blindados de combate. Até o momento não foram adquiridos os novos veículos de combate de cavalaria e de artilharia autopropulsada sobre rodas. Os carros de combate alemães Leopard 1A5 são quase peças de museu que para terem condições de emprego real exigem uma logítica dedicada.
A Marinha, por sua vez, está sem navios prontos para o combate e não possui recursos para finalizar as fragatas Tamandaré, muito menos para comprar munição para seus canhões.
A situação é de calamidade total nas Forças Armadas, que só servem para desfiles, solenidades e exercícios menos complexos.
Segundo um importante militar, reuniões entre MD e Planalto foram feitas para explicar a situação, mas não houve eco no governo.
Agora com a crise atingindo níveis alarmantes e próxima de sair do controle, a liderança militar espera um aporte bilionário para compra de material de defesa de natureza emergencial que inclua sistemas de mísseis antiáreos para defesa de infraestruturas críticas e de governo em Brasília, munição para canhões navais, veículos blindados e aeronaves para as três forças.
“O Governo e o Congresso precisam imediatamente nos dar condições de defender o país, do contrário deverão assumir a responsabilidade sobre qualquer falha ou fraqueza na Segurança Nacional”, disse um militar de alta patente.
defesanet – Edição: Montedo.com
O post Crise Brasil x EUA: realidade pode ser incontrolável, dizem militares apareceu primeiro em Montedo.com.br.