Força Aérea Brasileira conclui curso de capacitação para criação da ALADA

Cerimônia de encerramento marca etapa fundamental na estruturação da Empresa de Projetos Aeroespaciais do Brasil S.A.

Assessoria de Implantação da ALADA e Agência Força Aérea, por Tenente Scarlet

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou no dia 15/07, nas instalações da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), a cerimônia de encerramento do Curso de Capacitação em Desenho Organizacional e Estrutura de Cargos da Empresa de Projetos Aeroespaciais do Brasil S.A. – ALADA. O evento foi presidido pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida, Assessor Especial para Implantação da ALADA.

Durante 18 semanas, de fevereiro a junho do corrente ano, um grupo seleto de 14 militares de diferentes Organizações Militares da Aeronáutica se reuniu na Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais (CCISE) para debater e construir a estrutura organizacional, a estrutura de cargos e a arquitetura de processos da futura empresa.

Capacitação especializada

O curso ministrado explorou conhecimentos e experiências em processos de negócio, estratégia, inovação, organização, pessoas e tecnologia. A metodologia aplicada aliada a uma visão sistêmica foram elementos decisivos na formação das bases organizacionais sólidas que permitirão à futura ALADA desempenhar sua missão com excelência.

Participaram da capacitação militares de diferentes especialidades e patentes, incluindo Oficiais-Generais, Coronéis, Tenentes-Coronéis e Tenentes das áreas de aviação, intendência, economia, contabilidade e jurídica.

Apoio institucional

A realização do curso foi possível graças à atuação do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), que viabilizou a contratação deste serviço essencial para a criação da ALADA.

Já a COPAC prestou apoio administrativo e estrutural fundamental, proporcionando as condições ideais para que os participantes pudessem absorver os conhecimentos necessários em um ambiente propício ao aprendizado.

Perspectivas futuras

Com a conclusão desta etapa de capacitação, o grupo que dará origem à ALADA se fortalece pelos conhecimentos adquiridos e pela competência técnica desenvolvida ao longo do período. A expectativa é que os frutos desta capacitação se materializem em uma empresa sólida, inovadora e estratégica, capaz de posicionar o Brasil na vanguarda da tecnologia aeroespacial mundial.

A iminente criação da ALADA representa um investimento no futuro aeroespacial do Brasil, contribuindo para o desenvolvimento de capacidades nacionais estratégicas e para o fortalecimento da indústria de defesa e do setor aeroespacial brasileiros.

Fotos: ALADA

O post Força Aérea Brasileira conclui curso de capacitação para criação da ALADA apareceu primeiro em DefesaNet.