Duelo digital: quem venceria entre um piloto de caça humano e uma IA?

 

Quem venceria em um combate: um piloto de caça experiente nos controles de um F-35 ou uma plataforma não tripulada controlada por inteligência artificial com apenas algumas semanas de treinamento?

 

De acordo com o comandante aposentado da RAF, Stew Campbell, ex-comandante do Esquadrão 617, o futuro já chegou.

O ex-oficial da Força Aérea Real uniu-se a um ex-piloto de caça francês para testar um sistema chamado Centaur, desenvolvido pelo fabricante europeu Helsing.

O comandante Campbell declarou: “Acho que é importante enfatizar que ainda estamos no começo.

“Se você pensar no que isso pode se tornar em cinco ou dez anos, esperaria que até lá não seremos mais capazes de competir no mesmo nível.”

O Centaur já assumiu os controles de um caça real, o avançado Saab Gripen E sueco, durante voos de teste ao vivo sobre o Báltico.

A Helsing afirma que um piloto de IA pode aprender, em uma semana, tanto quanto um piloto humano aprenderia em mais de 100 anos.

Martin Bindemann, gerente de programa da Helsing e também comandante aposentado, acredita que essa tecnologia pode transformar o poder aéreo.

Além da impressionante capacidade da IA como piloto, ele destacou que haverá missões em que o sistema autônomo poderá operar sozinho — sem colocar um humano em risco.

Apesar do potencial dos tripulantes autônomos, Campbell acredita que ainda haverá espaço para humanos.

“Acho que os pilotos de hoje deveriam se sentir realmente satisfeitos. Se a IA pode fazer o trabalho melhor e queremos vencer e sobreviver, por que não adotá-la?”, disse ele.

“Acredito firmemente que sempre haverá lugar para pilotos, seja no lazer, em tarefas específicas ou mesmo, quem sabe, no setor comercial. E creio que ainda haverá algumas aplicações militares também.”

“Mas, sem dúvida, isso fará parte do futuro.”

“E quanto mais cedo abraçarmos essa tecnologia, mais rapidamente superaremos outras nações nesse caminho.”

Plataformas como o Centaur querem demonstrar o que a IA já é capaz de fazer hoje — não num futuro distante ou sequer no mês que vem — mas a partir de agora.
Fonte: BFBS Forces News
PODER AÉREO – Edição: Montedo.com

O post Duelo digital: quem venceria entre um piloto de caça humano e uma IA? apareceu primeiro em Montedo.com.br.