Colômbia: três tenentes mørr&m aføgadøs durante o curso de Lanceiros

 

Militares morreram afogados em 15 de julho na Colômbia, após serem arrastados pela correnteza enquanto realizavam um exercício fluvial no rio Magdalena

 

Os mortos eram todos segundos-tenentes e participavam do curso de Lanceiros, um programa exigente do exército focado no combate à guerrilha, que inclui treinamento de sobrevivência em áreas acidentadas.

O exercício ocorreu no município de Girardot, ao sul de Bogotá. Um grupo de 11 soldados deveria atravessar o rio em “jangadas improvisadas” que eles construíram “usando os meios disponíveis”, como equipamentos de campanha e materiais de patrulha, disse à Rádio Blu o general Jorge Hernández, comandante do Comando de Educação e Doutrina do Exército.

No meio do trajeto, que deveria durar quatro quilômetros, os soldados foram arrastados por uma onda repentina na correnteza, que os empurrou em direção a uma balsa ancorada na margem. “Oito conseguiram se libertar” da corda de segurança que os prendia, acrescentou Hernández.

Três ficaram presos e morreram “afogados pela absorção da balsa” sob a embarcação, informou o presidente Petro posteriormente em sua conta nas redes sociais. O Rio Magdalena, principal curso de água da Colômbia, nasce em um pântano no sudoeste dos Andes e deságua no Mar do Caribe, atravessando quase todo o centro do país.

Presidente lamenta
No X, o presidente colombiano Gustavo Petras lamentou a tragédia:

Lamentable situación: Tres miembros de la fjerza pública al parecer mueren ahogados. Ppr la absorción de su balsa bajo un ferri en el rio Magdalena, en Girardot.
Mi sentido pésame a sus familiares.
Alumnos Curso de Lanceros 513
ST. (4 año)Cortes Salamanca Jhonatan Esteban.
ST. (3 año) Chaparro Guillén Nicolas.
ST. (Ascendido 1 Junio – Curso Extraordinario)
Beltran Vanegas Elian sebastian.
ST. (4 años), Salamanca Jhonatan Esteban
ST. (3 año) Chaparro Guillén Nicolas.
ST. (Ascendido 1 Junio – Curso Extraordinario)
Beltran Vanegas Elian sebas

Na Colômbia, vários acidentes fatais foram relatados durante exercícios e transferências militares. Alguns analistas apontam a deterioração dos equipamentos de defesa como a causa.

Em abril, um soldado morreu após a queda de um helicóptero no departamento de Bolívar, no norte do país, e em fevereiro, oito soldados morreram em um acidente de trânsito quando seu veículo perdeu os freios no departamento de Nariño, no sudoeste do país. No ano passado, outros dois acidentes envolvendo helicópteros do exército deixaram um total de 17 mortos.

A Colômbia, imersa em uma guerra interna de meio século entre guerrilheiros, traficantes de drogas e forças estatais, está passando pela pior crise de segurança da última década devido à violência perpetrada por grupos armados. (AFP)
O GLOBO – Edição: Montedo.com

O post Colômbia: três tenentes mørr&m aføgadøs durante o curso de Lanceiros apareceu primeiro em Montedo.com.br.