Comandante Militar do Sul entrega obuseiros em despedida na Guarnição de Curitiba

Curitiba (PR) – O Comandante Militar do Sul, General de Exército Hertz Pires do Nascimento, participou de uma homenagem de despedida no Forte do Pinheirinho, no dia 17 de julho, com cerca de mil militares em forma. A cerimônia militar foi realizada no Campo de Parada Heróis da Lapa, com a participação de autoridades e convidados.Durante o evento foi realizada a entrega simbólica das últimas 10 unidades do obuseiro M109 A5 do programa de revitalização de obuseiros iniciado em 2019, no Parque Regional de Manutenção da 5ª RM (Pq R Mnt/5).

Sete desses obuseiros serão empregados pelo 22º GAC AP, em Uruguaiana (RS), dois pelo 15º GAC AP, na Lapa (PR), e um pelo 5º GAC AP, em Curitiba (PR). O General Hertz agradeceu o trabalho do Pq R Mnt/5 na revitalização dos obuseiros. “Com esta entrega, fechamos um grande ciclo e trazemos motivação profissional às nossas unidades de Artilharia”, destacou o Comandante Militar do Sul.

A escolta de honra foi realizada pelos batedores da 5ª Cia PE, com as motocicletas de alta cilindrada recém-adquiridas. O Comandante Militar do Sul recebeu a continência da guarda e seguiu para a revista da guarda de honra, com salva de gala de 17 tiros.

Em seguida, o General Hertz plantou uma muda de ipê para simbolizar as ações de preservação ambiental realizadas pela 5ª DE nos estados do Paraná e de Santa Catarina, no contexto do programa “Uma árvore para cada soldado”.

Ao fazer uso da palavra, o Comandante da 5ª Divisão de Exército, General de Divisão Ricardo José Nigri, agradeceu a liderança do Comandante Militar do Sul e lembrou os esforços envidados durante a Operação Taquari 2, no Rio Grande do Sul. “Esses homens e mulheres que estão em forma compuseram a Força-Tarefa Bormann para atuar no centro de gravidade da operação no município de Canoas (RS). As nossas tropas estão adestradas e prontas para executar qualquer missão determinada pelo Comando Militar do Sul”, discursou o General Nigri.

O General Hertz agradeceu o profissionalismo das tropas da 5ª DE na Operação Taquari e relembrou quando designou a Divisão para trabalhar. “Eu determinei, à época, ao Comandante da 5ª Divisão de Exército que ele ficaria com a área mais difícil, e a 5ª DE deu uma demonstração inequívoca de trabalho duro e profissionalismo”. O Comandante Militar do Sul lembrou ainda os 80 anos da Força Expedicionária Brasileira ao homenagear o Tenente Oudinot Willadino e o capitão Elmo Diniz ambos falecidos no último mês. “Mas eles partiram na certeza de que realizamos diversas homenagens ao longo das celebrações dos 80 anos da FEB,” afirmou o General Hertz.

A Passagem de Comando no Comando Militar do Sul será dia 13 de agosto, em Porto Alegre (RS). O General de Exército Hertz Pires do Nascimento assumirá a chefia do Departamento de Ciência e Tecnologia, em Brasília, e o General de Exército Luís Cláudio de Mattos Basto passará a comandar o Comando Militar do Sul.

O post Comandante Militar do Sul entrega obuseiros em despedida na Guarnição de Curitiba apareceu primeiro em DefesaNet.