Na semana passada, mais especificamente no dia 16 de julho, o Submarino Tonelero cumpriu o último marco industrial da sua etapa construtiva antes da incorporação do navio ao setor operativo da Marinha do Brasil. Trata-se do lançamento do Torpedo de Exercício F21, que marca significativa maturidade operativa de um Submarino, demonstrando a sua capacidade como vetor de arma.
O período de provas no mar do Tonelero, que é uma importante fase no processo de construção e aceitação dos sistemas dos Submarinos da Classe Riachuelo (S-BR), pela Marinha do Brasil e pela Naval Group, teve início no dia 25 de outubro de 2024 com a Imersão Estática (J08), marco de Segurança de grande relevância para o cálculo da Estabilidade do Navio.
Segundo o diretor-presidente da ICN, Renaud Poyet, cada marco cumprido representa um elevado grau de maturidade das esquipes da ICN por atenderem ao planejamento e rigor na execução das fases.
– A cada submarino que entregamos, estamos buscando a superação e a maturidade construtiva. Aprendemos com os anteriores e estamos melhorando cada vez mais, evitando retrabalhos e conseguindo cumprir as etapas dentro do prazo da Marinha e segundo o seu alto grau de exigência técnica. Este marco simboliza o empenho de cada Integrante envolvido na construção do dos nossos submarinos. Destaco que o Submarino Tonelero fez nove saídas ao mar, sem a necessidade de interromper o planejamento para fazer reparos, diferentemente do que ocorreu com os SBR 1 e SBR 2 – lembrou o Diretor Presidente, Renaud Poyet.
Outro motivo para comemorar é que o 4º navio em construção, o Submarino Almirante Karam também atingiu dois marcos esta semana: J02 e J04, referentes à primeira carga completa de baterias

Clique na imagem patra expandir
O post Submarino Tonelero conclui teste de lançamento de torpedos apareceu primeiro em DefesaNet.