Campo Grande-MS – No dia 22 de julho, no Campo de Parada do Forte Logístico, foi realizado o Apronto Operacional em Situação de Ordem de Marcha, marcando o início da Operação Peregrino – primeira fase do deslocamento estratégico da Operação Atlas 2025.
A atividade contou com a presença do Gen Ex Baganha, Comandante Militar do Oeste; Gen Bda Nilton, Chefe do Centro de Operações Logísticas do COLOG; Gen Bda Pfaender, Chefe do Preparo da Força Terrestre; Gen Bda Duarte, Cmt 13ª Bda Inf Mtz; Gen Bda Prisco, Cmt 4ª Bda C Mec; Gen Bda Sandro Gomes, Ch EM/CMO; Gen Bda Carneiro, Cmt 18ª Bda Inf Pan; Cel Herbert, Cmt 3º Gpt E; Cel Vladimir, Comandante do 9º Grupamento Logístico; e comandantes de Organizações Militares da guarnição de Campo Grande – simbolizando o elevado grau de prontidão do 9º Gpt Log.
Operação Atlas 2025
Com foco na atuação conjunta da Marinha, Exército e Força Aérea, a operação testa a capacidade nacional de resposta em cenários reais de combate, com ênfase no ambiente amazônico.
Sob coordenação do Ministério da Defesa, o Exército Brasileiro lidera movimentações estratégicas, ações táticas e experimentações doutrinárias de ponta.
O 9º Gpt Log exerce papel central no apoio logístico, com o desdobramento do Comando Logístico de Divisão de Exército e da Base Logística Terrestre (BLT/2).
Preparo e segurança marcam a partida
Antes da partida, foi realizada uma reunião de alinhamento com foco em segurança, definição de responsabilidades e detalhamento do itinerário.
Durante o Apronto, o Gen Ex Baganha dirigiu-se à tropa, destacando a importância da missão, típica de uma Força Especializada de Emprego Estratégico, e expressando total confiança na capacidade técnica e moral dos militares em marcha.
Logística em movimento
O deslocamento é resultado de planejamento detalhado e preparo técnico rigoroso. Rotas, modais, pontos de apoio e planos de segurança foram minuciosamente coordenados. Cada militar — do comandante de comboio ao condutor, do mecânico ao profissional de saúde — foi treinado para cumprir sua função com excelência.
O deslocamento estratégico para a Operação Atlas 2025 representa mais do que o movimento de tropas e meios: é a demonstração concreta da prontidão logística, da coesão e da disciplina da tropa.


Excelência e compromisso
A operação evidencia a eficiência da logística militar em larga escala e reafirma o compromisso do Exército Brasileiro com a prontidão operativa da Força Terrestre. A missão é garantir que os elementos de manobra e apoio ao combate tenham o suporte necessário para operar com eficácia e segurança.
Fé na Missão: Logística, Pantanal!
O post Deslocamento estratégico reforça a prontidão do Exército apareceu primeiro em DefesaNet.