Marabá (PA) – De 21 a 25 de julho, a 23ª Brigada de Infantaria de Selva (23ª Bda Inf Sl) mobilizou mais de 270 militares das suas organizações militares subordinadas, desdobradas entre os municípios de Marabá, Itaituba, Altamira, Tucuruí (PA) e Imperatriz (MA), com o objetivo de certificar as frações que compõem a Força de Prontidão (FORPRON) do Comando Militar do Norte (CMN).
A atividade é coordenada pelo CMN, com o acompanhamento do Comando de Operações Terrestres (COTER) e do Centro de Adestramento Leste (CA-Leste).
A certificação é dividida em três fases. A primeira etapa, em curso, consiste na simulação construtiva — conhecida como “Jogos de Guerra” — voltada para o adestramento do Estado-Maior da Brigada e suas organizações militares subordinadas, simulando operações de combate, apoio ao combate e apoio logístico.

Destacando a versatilidade da tropa, os Postos de Comando foram montados de diferentes formas: em viaturas (sobre rodas), em barracas na selva, e em embarcações no Rio Tocantins e até mesmo um subterrâneo (tipo bunker), evidenciando a flexibilidade e a capacidade de Comando e Controle das unidades da 23ª Brigada de Infantaria de Selva.
“Todos os Postos de Comando buscaram o maior realismo, desdobrando seus meios em um ambiente de mata fechada. Todos os ensinamentos doutrinários, as lições aprendidas na parte de planejamento das nossas unidades serão colocadas em prática nas próximas fases da certificação, a virtual e a viva”, destacou o General Veiga, Comandante da 23ª Brigada de Infantaria de Selva.
As próximas fases incluem a simulação virtual, com uso de softwares específicos que permitem a avaliação das manobras táticas em pequenos escalões, e a simulação viva — exercício final em campo, nos municípios de Novo Repartimento, Breu Branco e Tucuruí.

Preparação para a COP30
A Certificação da Força de Prontidão, cuja finalidade precípua é a Defesa da Pátria, também funciona como uma preparação das tropas da Brigada que atuarão na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém, em novembro deste ano.
“Toda essa sinergia deságua na principal operação que temos este ano aqui na região norte que é a COP30. Esse nível de preparo e planejamento, nos leva a crer que teremos mais um sucesso durante o grande evento”, enfatizou o General Nagy, Chefe do Centro de Coordenação de Operações do CMN.
A 23ª Brigada de Infantaria de Selva deve mobilizar cerca de 1.200 militares — homens e mulheres — nas áreas de segurança, logística e saúde, garantindo o apoio necessário para o sucesso do evento.
O post 23ª Brigada de Infantaria de Selva realiza certificação como Força de Prontidão do Comando Militar do Norte apareceu primeiro em DefesaNet.