Esboço de inteligência ou esboço de burrice? “Ai, que vergonha dos Várte!”

 

Em seus depoimentos ao STF, general e coronel “kids pretos” protagonizaram momentos constrangedores para a elite do Exército

 

Diz uma velha piada do interior paulista que o homem estava sendo traído pela esposa com o Valter, seu melhor amigo.

– Abre o ôio, cumpádi! – diziam os amigos.
– Quar nada, o Várte é meu irmão de fé, cêis acha que ele ia fazê uma coisa dessas cumigo?
– Pois é verdade, cê tem que creditá!
– Tá bão, vô faze o siguinte: na hora qui eu fô saí pa mor di trabaiá, vô fingi qui saio e mi iscondo no armário.
– Pois cê vai vê!

No dia seguinte, o homem sai de casa, volta ao quarto pela janela e se esconde dentro do armário. Não passa nem uma hora e lá está a mulher, toda amorosa, entrando no ninho de amor do casal acompanhada, óia só, pelo safado do Valter. Dentro do armário, o chifrudo só observa, angustiado, sua musa se despir para o traíra. No dia seguinte, envergonhado, admite sua cornitude:

– Então, cumpádi, eu vi ele chegá, e ela tirá o robe e ficar só di carcinha i sutiã i cinta-liga, i eu qui nem sabia qui ela tinha esses troço. E fiquei pensano qui safadeza que aqueles fiadasputa iam fazê cumigo. Foi um horror, uma sem-vregonhice!
– Viu, nóis num ti falemo?
– E o piór qui eu nem ti conto, cumpádi, foi horríve di vê, cênumsabe? Ela tiro o sutiã, os peitos caíro no chão. Tirô a carcinha, a bunda dispencô. Tiro a meia-carça, aquela montoêra di variz que parecia um mapa da Amazônia, aquelas perna cabiluda qui deuzolivre, na hora eu botei a mão na cara e pensei:
– “Ai que vergonha do Várte!”

Atire a primeira pedra quem já não teve a sensação de “isso não pode ser verdade” diante de uma situação que, de tão absurda, soa absolutamente inacreditável.

Ouvindo mais de uma vez os depoimentos do general Mário Fernandes e do coronel Hélio Ferreira Lima, fui forçado a concluir: eles disseram isso mesmo!

O general “digitalizou o pensamento” e imprimiu o plano “Punha Verde Amarelo” só para ler melhor. Detalhe: em três vias!

O coronel elaborou um “estudo de inteligência” que “previa neutralizar a capacidade de atuação do MinAM”. Se Ferreira Lima não revelasse, ninguém desconfiaria tratar-se do Ministro Alexandre de Moraes (contém ironia).

O assunto foi pauta da Rádio Gaúcha, na manhã desta terça-feira. Só podia virar deboche. Assista:

Ai, que vergonha dos Várte!

O post Esboço de inteligência ou esboço de burrice? “Ai, que vergonha dos Várte!” apareceu primeiro em Montedo.com.br.