O ambiente externo tem uma mudança radical, verdadeiro Tsunami: Diplomático, Comercial e Militar. A postura leniente do Planalto, Itamaraty e Casa Civil preocupados com a Revolução do Sul Global serão atropelados pelos fatos.
Fiel Obervador
DefesaNet
29 Julho 2025
Guerra à vista – Crise de confiança com os EUA
O presidente Donald Trump quer resolver a situação na Venezuela até o final no seu segundo mandato. Ele ja decidiu que quer Maduro morto ou exilado e suas narco-forças armadas destituídas e um governo legítimo comandando o país. Nos planos da Casa Branca estão um ataque aéreo preventivo para decapitar o governo ou até uma invasão. Washington quer o apoio irrestrito do Brasil nas operações militares no flanco sul venezuelano.
Crise de confiança com os EUA
Militares brasileiros dizem que há uma crise de confiança com material militar de origem americana. Receio de embargo nos motores do Gripen e de uma série de outros sistemas sensíveis que são ITAR e que dependem de licença de exportação e também de operação. Na verdade o mantra ITAR Free e BAFA free tem sido muito discutido pelas Forças Armadas. Eles desejam possuir equipamentos que não estejam sob restrição de exportação dos EUA e da Alemanha.
Leonardo compra IDV
Segundo informações da imprensa italiana, a IDV (IVECO Defence Vehicles) será comprada pela gigante italiana de defesa Leonardo. Isso vai abrir uma nova fase da IDV no Brasil além trazer grandes oportunidades de exportação da viatura blindada Guarani. A Leonardo também passa a ser a controladora do Consórcio Iveco Oto Melara, que desenvolveu e produz a Viatura Blindada Centauro 2 aquirida pelo Exército Brasileiro.
A Divisão de caminhões IVECO será vendida para a indiana Tata, que deverá assumir a IVECO no Brasil.

Antiárea de Meia Altura à vista
O Exército Brasileiro está em negociações com o Governo da Itália para aquisição de duas baterias de sistema antiárea de média altura EMADS (Enhanced Modular Air Defense Solutions), equipado com mísseis CAMM-ER fabricados pelo Consórcio europeu MBDA e radares Kronos Land da Leonardo. As duas empresas formaram um consórcio para o fornecimento da solução às forças armadas italianas. O EMADS já foi fornecido para pelo menos 14 diferentes usuários e é um dos sistemas de defesa antiárea mais modernos da atualidade.
Exército quer drones armados
O Exército Brasileiro busca no mercado internacional drones de categoria 3 capazes de executar missões de vigilância e reconhecimento armado. Trata-se de uma necessidade há muito buscada pela Força Terrestre e que ganhou importância depois do sucesso desse tipo de tecnologia em uso pelas forças ucranianas para frear a invasão russa.
Relação USA-BRA no mais baixo nível
Fontes da comunidade de inteligência alertam sobre a possibilidade dos Estados Unidos romperem relações diplomáticas com o Brasil e sancionarem políticos do alto escalão e integrantes das Forças Armadas.
O objetivo seria forçar uma mudança de regime no Brasil e um alinhamento político e econômico completo a Washington. Como os EUA não veem o Brasil como uma potência militar, o objetivo seria forçar uma rendição incondicional através de uma guerra político-comercial.
No caso de uma convulsão social e um novo governo no Brasil, Washington quer um acordo exclusivo para exploração de Terras Raras, a instalação de bases militares na Amazônia, no Nordeste brasileiro e no Arquipélago de Fernando de Noronha. Isso foi antecipado por Defesanet em análise exclusiva há poucos meses. (Link abaixo)
Desde a análise de DefesaNet sobre as rápidas mudanças no Sistema Internacional, nada foi feito para preparar o Brasil e as Forças Armadas para os possíveis desafios da gestão Trump.
O Governo Brasileiro, o Parlamento, os Ministérios das Relações Exteriores e da Defesa e os Comandos Militares devem assumir total responsabilidade pelo que está por vir.
O post Guerra à vista – Crise de confiança com os EUA apareceu primeiro em DefesaNet.