Justiça Militar pede extradição do ex-sargento que levou 37 kg de cocaína em avião da FAB; ex-militar está em liberdade condicional na Espanha

 

Homem foi preso em flagrante em 2019, na Espanha, e está em liberdade condicional no país desde fevereiro. Para o MP, soltura não condiz com a gravidade da pena fixada no Brasil.

 

Fernanda Vivas, Fernanda Bastos, TV Globo e g1 DF
A Justiça Militar determinou nesta terça-feira (29) que o governo brasileiro formalize um pedido de extradição, ao governo da Espanha, do ex-sargento do Exército Manoel Silva Rodrigues.

Em 2019, o militar foi preso em flagrante ao desembarcar na Espanha com 37 quilos de cocaína – transportados em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

A aeronave integrava missão oficial de apoio à comitiva presidencial brasileira.

Para o Ministério Público Militar, essa soltura provisória não condiz com a gravidade da pena à que ele foi sentenciado no Brasil: 17 anos de prisão em regime inicial fechado e multa, por tráfico internacional de drogas.

Além do ex-sargento, há mais seis investigados: três militares e três civis.

O pedido de extradição de Manoel Silva Rodrigues será enviado pelo Ministério das Relações Exteriores à Espanha. Cabe às autoridades espanholas decidir sobre o envio do militar ao Brasil.

Relembre o caso

Os tabletes de cocaína encontrados com militar brasileiro na Espanha (Guarda Civil da Espanha)

A prisão do ex-sargento ocorreu quando o avião da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou às 14h (horário local) no aeroporto da capital da região da Andaluzia, em Sevilha.

Ele tinha 37 quilos de cocaína escondidos na bagagem.

Manoel Silva Rodrigues atuava como comissário de bordo em voos da FAB. A aeronave usada por ele costumava fazer a rota presidencial antes do avião do presidente em viagens longas – e, por isso, ficava à disposição do presidente para quando ele pousasse no destino.

Segundo a denúncia do Ministério Público Militar, Rodrigues chegou a transportar drogas usando o avião outras vezes – antes do episódio em que foi preso em flagrante.

O ex-sargento também é acusado de lavar dinheiro oriundo do tráfico por meio da compra de bens e movimentações financeiras suspeitas.
g1 – Edição: Montedo.com

O post Justiça Militar pede extradição do ex-sargento que levou 37 kg de cocaína em avião da FAB; ex-militar está em liberdade condicional na Espanha apareceu primeiro em Montedo.com.br.