Em meio à crise Brasil x EUA, FAB realiza exercício conjunto com tropas americanas

 

Exercício Tápio reúne 150 militares dos EUA em treinamento com brasileiros

Campo Grande – Na noite da última terça-feira (29), cerca de 150 militares dos Estados Unidos desembarcaram na Base Aérea de Campo Grande. Eles participam, durante todo o mês de agosto, do Exercício Conjunto Tápio (EXOP Tápio), um dos principais treinamentos militares do Brasil, realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB).

Forças Armadas do Brasil e dos EUA treinam juntas em Campo Grande (Divulgação)

O exercício envolve missões de apoio aéreo aproximado, busca e salvamento em combate, infiltração aérea, lançamento de paraquedistas, evacuação aeromédica e reconhecimento aéreo. Entre as aeronaves utilizadas estão o A-29 Super Tucano, A-1 AMX, C-105 Amazonas, C-130 Hércules, além dos helicópteros H-36 Caracal e H-60 Black Hawk.

Base Aérea recebe militares americanos para exercício com a FAB (Divulgação)

Voltado para cenários de guerra irregular, guerra eletrônica, missões de paz e apoio humanitário, o treinamento busca reforçar a interoperabilidade entre as Forças Armadas Brasileiras (FAB, Marinha e Exército) e as de nações parceiras, como os Estados Unidos.

Segundo a FAB, a presença de militares estrangeiros possibilita troca de experiências, desenvolvimento doutrinário e prepara o Brasil para possíveis atuações em missões previstas nos acordos de paz da ONU. Em 2022, a Base Aérea de Campo Grande também sediou o mesmo treinamento.
a crítica – Edição: Montedo.com

O post Em meio à crise Brasil x EUA, FAB realiza exercício conjunto com tropas americanas apareceu primeiro em Montedo.com.br.