Comando Militar do Sul recebe equipamentos de comunicação via satélite

Curitiba (PR) – O Comando Militar do Sul (CMS), além do Comando Militar do Sudeste, recebeu um reforço importante para as organizações militares de Comunicações. Foram recebidos no CMS mais seis Terminais Satelitais Leves, que fazem a comunicação direta entre a tropa e os escalões decisórios, via Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas, usado pelo Ministério da Defesa.

Para aprender a operar os equipamentos, militares participaram de uma capacitação com instrutores da empresa fornecedora do material, nas instalações do 5º Batalhão de Suprimento, de 21 a 25 de julho, em Curitiba. Na ocasião, militares do 5º Batalhão de Comunicações, sediado em Curitiba (PR), da 15ª Companhia de Comunicações Mecanizada, de Cascavel (PR), do 3º Batalhão de Comunicações e Guerra Eletrônica, de Porto Alegre (RS), e da Companhia de Comunicações e Defesa Antiaérea, de Jundiaí (SP) estiveram presentes no treinamento.

O engenheiro eletricista Pedro Dionísio Bonatto, instrutor da capacitação, enfatizou a segurança das comunicações operadas pelo terminal. “As informações são criptografadas e enviadas diretamente aos escalões superiores. O usuário final consegue usar uma rede exclusiva e ter acesso a toda a documentação da missão, fazer videochamadas e chamadas VOIP”, comentou Bonatto.

O aspirante-a-Oficial Bruno de Souza Ribeiro, Comandante do 2º Pelotão de Comunicações, do 5º B Com, destacou a maior agilidade de uso deste novo terminal satelital. “Eu posso montar o equipamento no terreno e, a qualquer momento, em qualquer lugar que eu apontar a antena, eu já tenho o acesso à rede do Exército e posso começar a operar, sem precisar fazer nenhum outro tipo de processo”, explicou o Aspirante.

No total, os sete equipamentos foram adquiridos com recursos do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON) e fazem parte do Sistema de Sensoriamento de Apoio à Decisão, conduzido pelo Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército. O objetivo é aparelhar e dar cobertura de comunicações aos 17 mil quilômetros de faixa de fronteiras terrestres, aumentando a consciência situacional das operações.

Militares são capacitados para operar terminais leves de comunicações por satélite

 

Brasília (DF) – Com foco no fortalecimento da capacidade operacional de Comando e Controle (C²), o Exército Brasileiro, por meio do Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército (CCOMGEX), realizou, no final de junho e início de julho, o treinamento de militares da 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl) para a operação e manutenção de 1º escalão do Sistema de Material de Emprego Militar (SMEM) – Terminal Leve (TL), de comunicações por satélite. 

Com recursos do Programa Estratégico do Exército Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Prg EE SISFRON), no âmbito do Projeto Sensoriamento e Apoio à Decisão da fase 7 (SAD 7), a capacitação foi realizada no 1º Pelotão de Comunicações de Selva (1º Pel Com Sl), em Boa Vista – RR, e permitiu o aprofundamento técnico dos militares em ambiente operacional.

Mais do que uma atividade técnica, a ação representa um importante passo para fortalecer a interoperabilidade na Amazônia, assegurando que, em situações reais, a informação coletada por sensores no terreno chegue de forma rápida e segura aos centros de decisão do CMA — com impacto direto na soberania e na prontidão operacional da Força.

A capacitação dos militares e o suporte à implementação dos sistemas contam com a atuação da Organização Brasileira para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Controle do Espaço Aéreo (CTCEA), parceira estratégica dos Projetos SAD no desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas à Defesa.

Ao integrar sistemas de comunicação seguros ao SISFRON, o Exército amplia a capacidade de resposta de suas unidades operacionais. A atuação coordenada dos Projetos SAD, sob responsabilidade do CCOMGEX, reafirma a missão constitucional da Força: fortalecer a soberania nacional com inteligência, inovação e presença estratégica do Estado em regiões remotas da faixa de fronteira terrestre.

O post Comando Militar do Sul recebe equipamentos de comunicação via satélite apareceu primeiro em DefesaNet.