Indústria de Material Bélico amplia capacidade de carregamento de munições pesadas 

Brasília (DF) – Um passo importante foi dado rumo à ampliação das capacidades da defesa nacional. A Indústria de Material Bélico (IMBEL), inaugurou no último mês, na unidade de produção de Juiz de Fora (MG), uma nova planta de carregamento de munições pesadas.

A medida eleva os padrões de modernização e desenvolvimento de soluções tecnológicas avançadas da unidade, que consiste em uma das cinco fábricas da IMBEL.

Uma solenidade com presença de autoridades militares e representantes de empresas parceiras marcou o lançamento da nova estrutura. A nova planta possibilitará à IMBEL o aumento da segurança fabril, da produtividade e do portfólio de carregamento, além de permitir nacionalização de equipamentos e expressiva redução de custo na produção de munições pesadas.

O Diretor-Presidente da IMBEL, General de Divisão Veterano Ricardo Rodrigues Canhaci, destacou que a nova estrutura representa um passo importante para a garantia da soberania nacional. “Essa planta nos traz uma expressiva capacidade de produção de munição. A partir de uma planta original importada, foi possível o desenvolvimento de novos equipamentos e processos que nos trouxeram para o século 21. Temos assim uma planta modernizada, atualizada, com grande mérito para a nossa engenharia”. 

O Chefe da fábrica de Juiz de Fora, Coronel Veterano Renato Mitrano Perazzinni, destacou as novas capacidades da instalação. “Atingiu-se não apenas um novo patamar de capacidade produtiva de carregamento de granadas e cabeças-de-guerra de munições entre 60 e 155 mm, incluindo munições de alcance estendido, carga oca e o uso de explosivos insensíveis, mas também a nacionalização, independência e domínio técnico dos sistemas capazes de fabricá-las”.

Presenças 

A solenidade contou com a presença do Chefe do Departamento Geral do Pessoal (DGP), General de Exército João Chalella Júnior; do Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) e Presidente do Conselho de Administração da IMBEL, General de Exército Achilles Furlan Neto; do Comandante Logístico, General de Exército Flávio Marcus Lancia Barbosa; do Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEX), General de Exército Francisco Carlos Machado Silva; do Comandante de Operações Terrestre (COTER), General de Exército Francisco Humberto Montenegro Júnior; entre outras autoridades militares e representantes de empresas ligadas à Base Industrial de Defesa. 

O post Indústria de Material Bélico amplia capacidade de carregamento de munições pesadas  apareceu primeiro em DefesaNet.