Trote: soldado do Exército denuncia agressão dentro de quartel no RS; Comando instaura inquérito

Atualização: 10/8m 23h58

Soldado diz ter sido agredido por cabos do 6º RCB e teme por sua vida

 

Dariano Moraes
Alegrete (RS) – Na noite de sexta-feira, 08/8, a reportagem foi contatada pelo advogado de um soldado do 6º RCB, que está em dispensa à sua terra natal, Passo Fundo, após ter sido, segundo o depoimento prestado, agredido por três cabos que integram a unidade militar, testemunhado por outros militares, numa espécie de trote.

A reportagem teve acesso com exclusividade, ao depoimento de três páginas e, segundo narrou o soldado, após deixar seu posto de alojamento de dia, na data de 07/7/2024, foi dominado e arrastado por um dos cabos para dentro do alojamento.

Um outro soldado também fora agredido, tendo recebido um mata leão, quando passou a ouvir os gritos de pare, pare do colega de farda, fato, segundo ele, presenciado por outros três soldados.

Disse que os cabos o chamaram até o alojamento, o imobilizaram, colocaram-no de cabeça para baixo e passaram a agredi-lo com chutes, ponta pés e cabo de vassoura, gerando hematomas nas pernas e nádegas, tendo necessitado de atendimento médico, ao qual comunicou o ocorrido a um capitão.

Militar ficou com hematomas nas pernas (Imagem: página Dariano Moraes – Facebook)

O soldado agredido, natural de Passo Fundo, teme retornar à unidade militar e ser agredido, novamente e até morto caso saia à rua, em Alegrete, ou seja pego de emboscada dentro do quartel, após a abertura do inquérito e repercussão do caso, na imprensa.

O advogado juntou atestado médico do soldado agredido e impetrou mandado de segurança, visando proteger a vida dele e impedir seu retorno à unidade, sem que tenha garantia de sua segurança.

Militar ficou com hematomas nas pernas (Imagem: página Dariano Moraes – Facebook)

A reportagem aguarda a manifestação do Comandante do 6º RCB, sobre o caso. Este, não é o primeiro caso envolvendo agressões ou trote violento à recruta. Num outro momento, a reportagem mediou o retorno de um soldado de uma outra unidade militar, que se disse agredido e temia retornar para o quartel.

Comando se manifesta

No sábado (09/8), o comando do 6ºRCB divulgo nota à imprensa sobre o ocorrido e as providências adotadas:


Dariano Moraes (Facebook)Edição: Montedo.com

O post Trote: soldado do Exército denuncia agressão dentro de quartel no RS; Comando instaura inquérito apareceu primeiro em Montedo.com.br.