Cargueiros da Força Aérea dos EUA desembarcaram em 30 de julho para operação com a FAB que ocorre desde 2018. Episódio não tem qualquer relação com atritos recentes envolvendo governos Lula e Trump, como o tarifaço.
Por Jorge Fofano, g1
Circula nas redes sociais uma publicação dizendo que as Forças Armadas brasileiras romperam com o governo Lula (PT), porque participaram de um exercício com os Estados Unidos. É #FAKE.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/T/I/qinxCMQ0qpQqrlTqC6ag/selo-fake.jpg)
selo fake — Foto: g1
O que diz a publicação?
- Publicado em 31 de julho de 2025 no X, o post tem um texto que diz: “EXÉRCITO BRASILEIRO FAZ ACORDO COM EXÉRCITO AMERICANO. Num gesto que quem abandona lulis, as FFAA fazem acordo com o exército dos EUA. 2 aviões cheios de soldados chegam em Cuiabá”.
- Ele é acompanhado de um vídeo com mais de 280 mil visualizações que mostra, durante dois minutos, a chegada de aviões militares americanos.
- Para enganar o público, a narração da alega: “As Forças Armadas brasileiras, em um movimento silencioso, porém cada vez mais evidente, deram início a um processo de realinhamento estratégico e institucional abandonando o eixo ideológico do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e reafirmando sua aliança histórica com as Forças Armadas dos Estados Unidos […]. Os Estados Unidos, através de Donald Trump, fazem aceno às Forças Armadas e mandam para o Brasil dois megacargueiros repleto de militares ao Brasil. Essas aeronaves pousaram na base aérea de Campo Grande (MS) para o Exercício Operacional Tapio 2025″.
Mas esse exercício, na verdade, é uma colaboração que ocorre desde 2018, como informa o site da Força Aérea Brasileira (FAB). O objetivo é integrar militares do Brasil e de países convidados em simulações de guerra irregular, guerra eletrônica, missões de paz e ações humanitárias. Neste ano, ele começou em 31 de julho e tinha previsão de terminar neste sábado (16) – leia detalhes abaixo.
- A locução fake omite isso e ainda diz: “Fontes militares ouvidas por diferentes veículos de imprensa revelam que esse movimento [alegado na publicação falsa] ocorre em reação ao crescente isolamento geopolítico, promovido pela atual política externa brasileira e pela escalada de tensão com a administração de Donald Trump”.
- Trata-se de uma referência a episódios como o tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros vendidos nos estados Unidos. Segundo a Casa Branca, a medida foi uma resposta a ações do governo Lula que representariam uma “ameaça incomum e extraordinária à segurança nacional”. O documento citou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), dizendo que ele está persegue politicamente o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e milhares de seus apoiadores.
Por que o post é mentiroso?
De fato, aviões cargueiros da Força Aérea americana chegaram ao Brasil no final de julho para o Exercício Operacional o Tápio (EXOP Tápio). Registros oficiais no site da FAB comprovam que a colaboração ocorre desde 2018 e não tem relação com os episódios recentes envolvendo Lula e Trump. Além disso, não há registros de “rompimento” das Forças Armadas brasileiras com o governo petista.
- O Fato ou Fake pesquisou pelo termo “Tápio” no site da FAB. A busca mostra que ele ocorre desde 2018, em Campo Grande.
- Um texto publicado no site da FAB naquele mesmo ano informa: “o exercício tem por objetivo adestrar os esquadrões aéreos e unidades de Infantaria do Comando de Preparo (Comprep) no cumprimento de Ações de Força Aérea em cenário similar ao encontrado em missões de paz da ONU, envolvendo simulações de Busca e Salvamento em Combate, Apoio Aéreo Aproximado, Lançamento de Paraquedistas e Cargas, Reconhecimento Aéreo, Evacuação Aeromédica, entre outras”.
- Em 2025, o exercício começou em 31 de julho e tinha previsão de terminar neste sábado (16). Os americanos enviaram envio dois cargueiros Globemaster III.
- Diferentemente do que o vídeo que viralizou anuncia, a imprensa brasileira não noticiou nenhuma ruptura entre a FAB, Marinha ou Exército e o governo brasileiro, em razão do tarifaço de Trump ou de críticas do governo americano ao processo em que Jair Bolsonaro (PL) é réu.
- Não há também, nas notas oficiais da Força Aérea brasileira, qualquer aviso nesse sentido.
g1 – Edição: Montedo.com
O post É #FAKE que chegada de aviões militares americanos ao Brasil signifique ‘rompimento’ das Forças Armadas com governo Lula apareceu primeiro em Montedo.com.br.