Delegado aposentado da Polícia Federal, ex-secretário de Segurança no Distrito Federal e ex-subsecretário no Rio de Janeiro, Dr. Novaes será responsável pela agenda da ABIMDE voltada à integração da indústria com as forças policiais
A Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) anunciou a chegada de Dr. Edval Novaes como assessor de Segurança Pública. Delegado aposentado da Polícia Federal, Dr. Novaes traz aos associados profundo conhecimento, com experiência prática na interface entre forças de segurança e indústria, acumulada em órgãos como a Secretaria de Segurança do Estado do Rio de Janeiro e a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal.
No Rio de Janeiro, atuou como subsecretário de 2007 a 2016, período em que esteve à frente da área de inteligência, tecnologia e, posteriormente, da Subsecretaria de Comando e Controle.
Nesse cargo, foi responsável pela implantação do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), estrutura central em grandes eventos internacionais, como a Copa das Confederações, a Copa do Mundo de 2014, a visita do Papa Francisco e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. Entre 2017 e 2018, ocupou o cargo de Secretário de Segurança Pública do Distrito Federal.
Com essa experiência, Dr. Novaes chega à ABIMDE para fortalecer a ponte entre a indústria nacional e as forças de segurança, em um cenário marcado pela descentralização e diversidade de demandas. “Nossa ideia é potencializar a indústria brasileira, em especial as associadas da área de segurança pública, conectando-as às necessidades dos estados, municípios e órgãos federais”, explicou.
O novo assessor destacou que o trabalho será conduzido em duas frentes: por meio de entidades representativas de cada corporação, como o Conselho Nacional dos Secretários de Segurança Pública (Consesp), o Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias Militares (CNCG) e os conselhos de chefes da Polícia Civil, Polícia Penal e das Guardas Municipais; e também por meio de ações diretas com os estados e municípios.
“Vamos buscar os colegiados nacionais, mas também faremos um trabalho de aproximação individual, sempre que necessário”, afirmou.
Segundo Novaes, uma das prioridades será ampliar o conhecimento das forças de segurança sobre as capacidades já disponíveis na indústria brasileira. “Muitas vezes, os profissionais desconhecem que determinados produtos já são produzidos no Brasil. Além de reduzir custos e simplificar processos, essa aproximação gera emprego, renda e fortalece a economia nacional”, ressaltou.
Ele também destacou o papel da tecnologia e da confiabilidade nos equipamentos utilizados pelas forças policiais. Para Novaes, o mercado precisa de soluções testadas e seguras, que atendam às missões críticas de policiais e agentes em todo o país.
Outro desafio é a integração dos sistemas de informação e bancos de dados entre os diversos órgãos de segurança, área em que a indústria pode contribuir com soluções em software, hardware e inteligência artificial. “A informação anda rápido, e a criminalidade também. O futuro passa pela integração de dados e pela capacidade de disponibilizá-los de forma ágil e segura para quem está na ponta”, avaliou.
Entre as iniciativas implementadas pela ABIMDE para a área de segurança, estão a reativação do Comitê de Segurança, que já retomou os trabalhos reunindo seus membros para definição e planejamento das ações. Além disso, está em formação uma delegação de empresas associadas para participação na conferência da International Association of Chiefs of Police (IACP), em Denver (EUA), um dos maiores eventos mundiais do setor.
“O nosso trabalho é divulgar as capacidades da base industrial nacional e conscientizar as forças de que, na medida do possível, adquiram produtos feitos aqui. É assim que contribuímos para a segurança pública e para o fortalecimento do país”, concluiu Dr. Edval Novaes.
O post ABIMDE reforça atuação em segurança pública com chegada do Dr. Edval Novaes apareceu primeiro em DefesaNet.