CCA-SJ realiza entrega final do cenário antártico para o simulador do C-105 Amazonas

Projeto visa ampliar significativamente as capacidades de simulação da FAB para missões em regiões polares

CCA-SJ/Agência Força Aérea, Tenente Myrea Calazans

 O Centro de Computação da Aeronáutica de São José dos Campos (CCA-SJ) realizou, no fim de julho, a entrega final do cenário Antártico para o simulador de voo da aeronave C-105 Amazonas, instalado na Base Aérea de Manaus (BAMN).

O projeto foi desenvolvido pela Subdivisão de Simuladores (SDSM) e amplia significativamente as capacidades de simulação da Força Aérea Brasileira (FAB) para missões em regiões polares. 

Além da pista do Aeródromo Teniente Rodolfo Marsh Martin (SCRM), localizado na Ilha Rei George, na Antártica, a versão final do projeto inclui também o Aeroporto Internacional de Punta Arenas (SCCI), no Chile, principal ponto de apoio logístico para operações da FAB no continente gelado. Essa integração permite simular voos completos entre as duas localidades, otimizando o preparo para missões reais de transporte, suprimento e evacuação aeromédica.

O Chefe do CCA-SJ, Coronel Aviador Rodrigo Araújo Freire, enalteceu os resultados obtidos com a iniciativa. “O sucesso deste projeto comprova a capacidade técnica do CCA-SJ em desenvolver soluções complexas em tempo hábil. Entregamos uma ferramenta robusta, adaptada às necessidades operacionais da FAB, contribuindo diretamente para a prontidão e a segurança das missões na Antártica”, destacou.

Com a atualização, o cenário passou a oferecer dois perfis climáticos distintos, sendo eles o inverno e o verão antártico. Essa funcionalidade permite aos pilotos treinar de forma realista sob condições severas, como nevascas, baixa visibilidade, pista escorregadia, temperaturas extremas e ventos intensos, e em cenários com clima mais ameno e maior disponibilidade de luz natural, característicos do verão na região. Esses elementos reforçam a preparação dos tripulantes para qualquer fase das operações no Polo Sul, aumentando a segurança e eficácia em um dos ambientes mais desafiadores do planeta.

Avanço Tecnológico e Compromisso com a Prontidão

O projeto atende aos requisitos operacionais definidos pelo Comando de Preparo (COMPREP) e contou com a coordenação do Comando-Geral de Apoio (COMGAP) e da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), reafirmando a importância da simulação como pilar estratégico do preparo operacional da FAB. O uso do simulador com o novo cenário proporciona economia de recursos, mitigação de riscos e elevação da proficiência das tripulações envolvidas nas missões antárticas.

O treinamento no simulador foi fundamental para a execução da missão Antártica. Considerando o ineditismo da atuação do C-105 neste cenário, a exposição da aeronave a um ambiente frio impõe reações adversas, desde o comportamento diferenciado dos fluidos do vetor até o treinamento para pousos, com vento cruzado e em pistas contaminadas. Conhecer as reações da aeronave e aplicar esse conhecimento em condições tão extremas evidenciou a importância do treinamento no simulador. A participação do CCA-SJ também foi decisiva para o sucesso da missão”, ressaltou o tripulante do Quadro Técnico Antártico do Primeiro Esquadrão do Nono Grupo de Aviação (1º/9º GAV) – Esquadrão Arara, Capitão Aviador Adriel Araújo Ribeiro Nunes.

A conclusão do cenário final do projeto consolida o CCA-SJ como referência nacional em desenvolvimento de ambientes simulados, reforçando a missão da Força Aérea de garantir a soberania e integrar o território nacional, em qualquer latitude.

Fotos: CCA-SJ e CECOMSAER

O post CCA-SJ realiza entrega final do cenário antártico para o simulador do C-105 Amazonas apareceu primeiro em DefesaNet.