Serviços incluíram especialidades como clínica geral, pediatria, ginecologia, psicologia, enfermagem, farmácia e odontologia
Abaetetuba (PA) – Moradores de ilhas e comunidades quilombolas de Abaetetuba, no Baixo Tocantins, receberam entre os dias 19 e 21 de agosto atendimentos médicos, odontológicos, psicossociais e de cidadania durante a Ação Cívico-Social (ACISO) promovida pelo Comando Militar do Norte (CMN), por meio da 8ª Região Militar.
A iniciativa beneficiou quase 5 mil pessoas e reforçou a presença do Exército na Amazônia, e contou com a parceria da Prefeitura de Abaetetuba e mobilizou mais de 100 militares do Hospital Geral de Belém, 2º Batalhão de Infantaria de Selva, 8º Batalhão de Manutenção de Selva e 8º Batalhão de Suprimento de Selva.
Os atendimentos foram realizados na escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, transformada em hospital de campanha, e em consultórios improvisados em barracas. O apoio logístico envolveu o ferry-boat Tenente Daniel Bazoli e a balsa Forte do Presépio, ancorados na ilha Anequara, além de um helicóptero HM-1 “Pantera”, que auxiliou nas visitas e despertou a curiosidade das crianças da comunidade.
O general Vendramin, comandante do CMN, ressaltou o compromisso da instituição com a sociedade:
“Nós normalmente nos aproximamos de comunidades que têm carência e ajudamos a suprir essas necessidades. Abaetetuba é um município em constante evolução, com mais de 160 mil habitantes, em que parcela considerável da população vive em ilhas, com uma demanda de quase 35 mil habitantes para prestar apoio. É uma obrigação, mas também uma satisfação, fortalecendo os laços das comunidades com o Exército”.
O General de Divisão Carlos Feitosa, comandante da 8ª Região Militar, explicou a escolha da data, próxima ao Dia do Soldado (25 de agosto), e afirmou que novas ações já estão em planejamento:
“A 8ª Região Militar recebeu do CMN a missão de planejar a realização de uma ação em local onde a comunidade necessitasse. Fomos muito bem recebidos pela prefeitura, e a localidade nos favorece por possuir um Tiro de Guerra, que completou 50 anos e que permite suporte à equipe. É a primeira vez que estamos fazendo e já estamos planejando a segunda”.
A prefeita de Abaetetuba, Francinete Carvalho, também destacou o impacto da parceria:
“Essa parceria é importantíssima. Nós temos em Abaetetuba 72 ilhas e uma única UBS Fluvial. Hoje, unindo Prefeitura e Exército, a gente pôde trazer vários serviços e uma fonte de inspiração para nossas crianças e juventude, de servir a pátria e a Amazônia! Só gratidão ao Exército, por uma forma maravilhosa de comemorar 130 anos da cidade, com serviços ao povo”.
Especialidades
Os serviços contemplaram especialidades como clínica geral, pediatria, ginecologia, psicologia, enfermagem, farmácia e odontologia. O Coronel Mergulhão, do Hospital Geral do Exército, coordenou a equipe médica.
A dona de casa Darina Gonçalves Pereira, moradora da região, soube da ação, embarcou em uma voadeira e levou o sobrinho Yan para ser atendido pelo pediatra do Exército:
“Vim trazer o meu sobrinho Yan para consultar com o pediatra. Ele tem tosse alérgica. Trouxe ele para ter uma assistência melhor com o pediatra. Gostei muito do atendimento, achei muito bom, serviço de qualidade. Os idosos não têm como ir ao hospital e estão sendo atendidos. Se não tivesse esse atendimento, a gente teria que tirar dinheiro para pagar uma consulta com pediatra particular em Abaetetuba”.
A pescadora Maria Olinda Batista, 54 anos, da ilha Sapucajuba, também aproveitou a oportunidade:
“Vim me consultar. Tenho problemas de coluna e de coração. Gostei do atendimento. O médico foi muito atencioso. Achei muito importante para nós, esse atendimento”.
De acordo com o Coronel Marcus Vinicius, coordenador-geral do ACISO, a maioria dos atendimentos foi de baixa complexidade, mas permitiu diagnósticos importantes:
“Os atendimentos no geral são de baixa complexidade, de crianças com micoses diversas, e atopias, como tosse e rinite alérgica. Há algumas doenças que só o olhar médico pode identificar. E esse atendimento no ACISO proporciona diagnóstico precoce”.
OLIBERAL.COM – Edição: Montedo.com
O post Exército realiza mais de 5 mil atendimentos em comunidades ribeirinhas e quilombolas no Pará apareceu primeiro em Montedo.com.br.