A Saab assinou hoje um contrato com a Administração Sueca de Material de Defesa (FMV) e recebeu um pedido de quatro caças Gripen E/F destinados ao Reino da Tailândia. O valor do contrato é de aproximadamente 5,3 bilhões de coroas suecas (SEK), com entregas previstas para o período de 2025 a 2030.
O contrato firmado entre Saab e FMV contempla três aeronaves Gripen E e uma Gripen F, além de equipamentos associados, suporte e treinamento.
Paralelamente, a Saab assinou um contrato com a Força Aérea Real da Tailândia para fornecer um pacote de compensação industrial de longo prazo (offset) como parte do plano de aquisição dos caças.
Esse pacote inclui transferência significativa de tecnologia de defesa, cooperação industrial com parceiros locais e novos investimentos em diversos setores da economia nacional.
“Damos as boas-vindas à Tailândia como o mais recente cliente do Gripen E/F. O país já é um operador consolidado da plataforma Gripen e conhece bem as vantagens que a aeronave oferece às Forças Armadas Reais da Tailândia. A escolha pelo Gripen E/F representa a decisão de investir no caça mais moderno disponível no mercado, fortalecendo a próxima geração de capacidades estratégicas e autônomas do país”, afirma Micael Johansson, presidente e CEO da Saab.
Atualmente, a Força Aérea Real da Tailândia opera um esquadrão de caças Gripen C/D multimissão. Com a entrada em serviço, os novos Gripen E/F irão operar de forma complementar à frota existente.
O post Saab recebe encomenda de caças Gripen E/F para a Tailândia apareceu primeiro em DefesaNet.