Coronel da embaixada do Brasil nos EUA pede para participar de audiência sobre tarifaço de Trump

Adjunto do adido de Defesa manifestou interesse em observar discussões e avaliar possíveis impactos da medida em relação aos contratos da pasta

O coronel Daniel Lames de Araújo, que exerce a função de adjunto do adido de Defesa e Aeronáutico junto à embaixada brasileira nos EUA, enviou na última segunda-feira (18) ofício ao representante comercial americano, Jamieson Greer, no qual pede para participar da audiência sobre investigação contra o Brasil que ocorrerá na próxima semana.

A imagem mostra um protesto ao ar livre, onde várias pessoas estão segurando bandeiras e cartazes. Um dos cartazes em destaque tem a ilustração de um cachorro com um chapéu, segurando uma bandeira do Brasil. O texto no cartaz diz ‘RESPEITA O BRASIL’. Ao fundo, há várias pessoas e bandeiras de diferentes cores, indicando um ambiente de manifestação.A imagem mostra um protesto ao ar livre, onde várias pessoas estão segurando bandeiras e cartazes. Um dos cartazes em destaque tem a ilustração de um cachorro com um chapéu, segurando uma bandeira do Brasil. O texto no cartaz diz ‘RESPEITA O BRASIL’. Ao fundo, há várias pessoas e bandeiras de diferentes cores, indicando um ambiente de manifestação.
Protesto em Brasília contra o presidente americano, Donald Trump, por causa do tarifaço aplicado aos produtos brasileiros – Pedro Ladeira/Folhapress
A investigação comercial foi aberta pelo presidente americano, Donald Trump, com base na seção 301 da Lei de Comércio de 1974. Ela autoriza o governo dos EUA a retaliar, com medidas tarifárias e não tarifárias, qualquer nação estrangeira que implemente práticas vistas como injustificadas e que penalizam o comércio americano.

Araújo, que ocupa o posto desde agosto de 2024, solicitou permissão para comparecer à audiência marcada pelo Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos para o dia 3 de setembro, em Washington.

No documento, ele afirmou não ter intenção de dar depoimento, mas apenas de observar as discussões e ficar ciente de possíveis impactos das medidas em relação a interesses contratuais do Ministério da Defesa.
FOLHA – Edição: Montedo.com

O post Coronel da embaixada do Brasil nos EUA pede para participar de audiência sobre tarifaço de Trump apareceu primeiro em Montedo.com.br.