(MSN) A Flensburger Fahrzeugbau Gesellschaft (FFG) apresentou o Condor, novo blindado antiaéreo desenvolvido sobre o chassi do Leopard 1. O veículo será exibido oficialmente na feira internacional de defesa DSEi 2025, em Londres.
O Condor combina funções de apoio de fogo terrestre e defesa antiaérea, integrando a torre não tripulada Turra 30-SA, da eslovaca EVPÚ. O sistema incorpora canhão automático de 30 mm, apto a engajar alvos aéreos, metralhadora coaxial, mísseis antitanque e sensores de última geração, incluindo radar e dispositivos ópticos de detecção. A torre permite o emprego de dois tipos de munição de forma simultânea.
O projeto recebeu reforços de blindagem, novo arranjo interno para a tripulação e sistemas digitais que aumentam a sobrevivência e a eficiência em combate. Pesando menos de 40 toneladas, o blindado é equipado com nova usina motriz Rolls-Royce Power Systems, mais leve e potente que a versão original do Leopard 1.
Segundo a FFG, a concepção do Condor busca conciliar soluções comprovadas em combate com tecnologias atuais, garantindo maior mobilidade, confiabilidade e proteção às tropas.
Há expectativa de que o veículo seja oferecido também ao Exército ucraniano, onde a empresa mantém um centro de manutenção de blindados.
Fonte: Militarnyi | MSN
O post Alemanha apresenta blindado Condor antiaéreo baseado no chassi do Leopard 1 apareceu primeiro em DefesaNet.