Pela primeira vez, a aeronave multimissão P-8A Poseidon, da Marinha dos Estados Unidos, foi registrada em voo portando o míssil de cruzeiro antinavio AGM-158C LRASM (Long Range Anti-Ship Missile), marcando um novo estágio no processo de integração do armamento à plataforma.
O flagrante foi feito pelo fotógrafo aéreo Aaron Maurer, que capturou imagens do Poseidon sobrevoando o deserto com o míssil instalado sob a asa esquerda. A Marinha dos EUA confirmou posteriormente ao portal Newsweek que se tratava de fato de um LRASM, e que a integração da arma ao sistema da aeronave ainda está em andamento.
Processo de Integração
Os primeiros testes de voo com o LRASM no P-8A tiveram início em 2022, segundo o Comando de Sistemas de Aviação Naval (NAVAIR), embora o programa tenha sido oficialmente revelado em abril de 2023. Inicialmente previsto para ser concluído no ano fiscal de 2024, o cronograma foi estendido pela Lockheed Martin até 2025 — previsão agora corroborada pelas imagens divulgadas.

Incremento de Capacidade Operacional
Com a integração finalizada, o P-8A Poseidon será capaz de transportar até quatro mísseis AGM-158C LRASM em suportes externos sob as asas. Devido às dimensões do armamento, não é possível acomodá-lo no compartimento interno da aeronave.
Essa capacidade representa um salto qualitativo na doutrina de emprego do Poseidon, tradicionalmente voltado para patrulha marítima e guerra antissubmarino. Com o LRASM, a plataforma passa a dispor de poder ofensivo de longo alcance contra alvos de superfície, ampliando sua letalidade e versatilidade em cenários de guerra naval de alta intensidade.

O post P-8A Poseidon realiza voo de teste com míssil antinavio AGM-158C LRASM apareceu primeiro em DefesaNet.