Holanda envia caças F-35 para defender Polônia após violação de drones russos

Caças holandeses e poloneses atuaram em conjunto durante ataque massivo de drones russos à Ucrânia

Na noite de 10 de setembro, a defesa aérea polonesa contou com reforço internacional. O Ministério da Defesa da Polônia confirmou que caças F-35 da Real Força Aérea Holandesa foram acionados para proteger o espaço aéreo polonês durante a invasão de drones russos que cruzaram a fronteira durante um ataque em grande escala contra a Ucrânia.

Segundo a nota, as operações foram conduzidas de forma conjunta entre aeronaves polonesas e holandesas, em estreita coordenação com os sistemas de radar e defesa aérea terrestre. “As operações da aviação polonesa e aliada relacionadas a violações do espaço aéreo polonês terminaram”, informou o ministério, ressaltando que a prontidão das forças armadas permanece total.

Missão aliada e proteção do flanco leste da OTAN

No início de setembro, caças F-35 holandeses passaram a patrulhar os céus da Polônia a partir da base aérea de Krzesiny, próxima a Poznań, como parte da missão da OTAN voltada ao fortalecimento do flanco oriental da aliança.

A principal tarefa dessas aeronaves é apoiar a proteção do espaço aéreo polonês e participar do programa NSATU (assistência e exercícios de segurança da OTAN para a Ucrânia), contribuindo para a dissuasão de ameaças vindas da Rússia.

Escalada das incursões aéreas

O episódio de 10 de setembro não foi o primeiro em que caças holandeses foram acionados. No dia 4 de setembro, dois drones desconhecidos violaram o espaço aéreo polonês e caíram nas proximidades da vila de Lukova. Na ocasião, os F-35 holandeses também decolaram para garantir a defesa aérea do país aliado.

Diante das crescentes incursões de drones russos contra cidades ucranianas, a Polônia tem adotado a prática de levantar regularmente tanto suas próprias aeronaves quanto as aliadas, a fim de impedir que alvos aéreos cruzem a fronteira. Na noite da última incursão, parte dos drones foi rastreada por radar e destruída por caças, e o governo polonês chegou a determinar o fechamento parcial de seu espaço aéreo.

O post Holanda envia caças F-35 para defender Polônia após violação de drones russos apareceu primeiro em DefesaNet.