Piloto não obedeceu ordens da FAB e lançou aeronave nas águas da represa de Balbina
A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou nesta quarta-feira um avião bimotor vindo da Venezuela que transportava mais de 300kg de droga. O bimotor, que entrou no país sem autorização, foi identificado nos radares brasileiros por volta das 9h.
Caças Super Tucano foram acionados para abordar a aeronave suspeita em seguida. O piloto do bimotor não acatou as ordens dos militares brasileiros. Segundo a FAB, ele “desceu de forma não colaborativa para próximo à copa das árvores e lançou a própria aeronave nas águas da represa de Balbina”.
O caso aconteceu nas proximidades do município de Presidente Figueiredo (AM). Fotos divulgadas pela FAB nas redes sociais mostram como ficou o avião. Veja abaixo:
FAB intercepta aeronave ilícita na Amazônia
Em mais uma ação de proteção do nossos país, a Força Aérea Brasileira, em coordenação com o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e a Polícia Federal (PF), interceptou nesta quarta-feira (10/09) uma aeronave bimotor que entrou de… pic.twitter.com/u2aQ8eEZGU
— Força Aérea Brasileira
(@fab_oficial) September 10, 2025
Agentes da Polícia Federal chegaram ao local transportados em um helicóptero. Ao vasculharem o interior do avião, encontraram o equivalente a 380 quilos de skunk.
“A ação faz parte da Operação Ágata Ostium, integrada ao Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), reforçando a atuação conjunta da FAB e dos órgãos de segurança pública no combate a ilícitos e na garantia da soberania do espaço aéreo brasileiro”, disse a FAB, em nota.
O GLOBO
O post FAB intercepta avião vindo da Venezuela com 380kg de droga apareceu primeiro em Montedo.com.br.