Treinamento acontece, de 10 a 26 de setembro, no Centro Conjunto de Operações Aeroespaciais (CCOA), e visa fortalecer a interoperabilidade e a capacidade aeroespacial do país
Agência Força Aérea, COMAE: por Capitão Dilson E Tenente Myrea Calazans
O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), em Brasília (DF), conduz, entre os dias 10 e 26/09, o Exercício COMAEX 2025, no Centro Conjunto de Operações Aeroespaciais (CCOA), com a participação da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e diversas Organizações Militares da Força Aérea Brasileira (FAB).
“O COMAEX 2025 representa mais que um Exercício Operacional, é a expressão concreta da capacidade da Força Aérea de antecipar o futuro e transformar prontidão em estratégia. Ao simular conflitos contemporâneos e testar nossas capacidades em ambiente altamente dinâmico, preparamos nossos militares para atuar com eficiência, interoperabilidade e consciência em um cenário com operações reais. Esse adestramento reforça o protagonismo do Poder Aeroespacial como vetor decisivo de superioridade, plenamente integrado às ações conjuntas e combinadas das Forças Armadas. É assim que fortalecemos a dissuasão, garantimos a soberania e asseguramos a pronta resposta diante dos desafios que o Brasil poderá enfrentar”, destacou o Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi.
A estrutura do Exercício conta com dois eixos, sendo eles a Direção do Exercício (DIREX), responsável por planejar, coordenar e avaliar, e a Audiência em Treinamento (AT), representada pela Força Aérea Componente (FAC), que executa o emprego do Poder Aeroespacial nos cenários de conflito simulados.
As equipes percorrem as fases de uma campanha aeroespacial, desde o planejamento operacional à execução tática, enquanto os Problemas Militares Simulados (PMS) são estruturados para treinar progressivamente e avaliar a FAC no planejamento e na condução de operações em ambientes operacionais complexos: ataques cibernéticos, busca e resgate, apoio a desastres humanitários e coordenação de forças conjuntas.



Sobre o COMAEX
O COMAEX é um Exercício Conjunto Simulado, que avalia a aplicação da doutrina de emprego do Poder Aeroespacial, atualiza bancos de dados de pessoal qualificado e integra áreas de atuação, fortalecendo a interoperabilidade entre as Forças, enquanto treina militares nos processos de planejamento e condução previstos no Manual de Planejamento e Condução de Operações Aeroespaciais (MPCOA – MCA 55-84/2025).
Trata-se de um Exercício que exige o alinhamento simultâneo de pessoas, processos e sistemas sob um ambiente simulado de alta complexidade. A principal missão é garantir que a FAC atue de forma sincronizada com o Comando Conjunto e cumpra, em tempo oportuno, as atribuições previstas.
Para isso, cada fase é executada com foco em dois pilares: realismo operacional e aderência doutrinária. O COMAEX é um laboratório onde são testadas decisões críticas, soluções táticas e o fortalecimento da interoperabilidade entre Forças, mantendo o poder aeroespacial pronto para ser empregado com eficiência, precisão e segurança em qualquer cenário.
Operação Atlas
O COMAEX 2025 também apoia a preparação da Operação Atlas, uma das principais atividades de adestramento conjunto do Ministério da Defesa (MD), ao simular cenários contemporâneos de guerra, reforçando a superioridade aérea e o uso integrado do Poder Aeroespacial em suporte às operações conjuntas e combinadas.
Fotos: Cabo Máximo e Soldado F. Vasconcelos/ COMAE
O post Força Aérea inicia Exercício COMAEX 2025 em Brasília apareceu primeiro em DefesaNet.