Dois sistemas comprados por Ancara por US$ 2,5 bilhões em 2017, o que causou um conflito diplomático com os Estados Unidos,.
Vladyslav Khomenko
militarnyi.com
Ucrânia
13 Setembro 2025
A Rússia abordou a Turquia com uma proposta para recomprar os sistemas de mísseis antiaéreos S-400 que foram entregues a Ancara em 2019.
Esses são dois sistemas comprados por Ancara por US$ 2,5 bilhões em 2017, o que causou um conflito diplomático com os Estados Unidos, relata o jornal turco Nefes.
O motivo é a escassez de sistemas de defesa defesa aérea em estoques russos e a crescente demanda de países terceiros por sistemas de defesa aérea semelhantes.
Os sistemas S-400 não foram integrados às estruturas da OTAN, e seus mísseis já atingiram metade de sua vida útil.
Além disso, eles exigem manutenção, o que gera custos adicionais para a Turquia.
Ancara, que está desenvolvendo ativamente seu próprio sistema de defesa aérea, “Çelik Kubbe” (Cúpula de Aço), está se tornando cada vez menos dependente dos sistemas russos.
Ao mesmo tempo, a Turquia busca suspender as sanções impostas pelos EUA pela lei CAATSA, resultantes da compra do S-400. Isso levou à exclusão do país do programa de caças F-35.
Lembrar que a Rússia adiou novamente a entrega dos mais recentes sistemas de defesa aérea S-400 para a Índia devido às suas próprias necessidades.
Durante uma reunião bilateral entre o Ministro da Defesa indiano, Rajnath Singh, e o Ministro da Defesa russo, Andrei Belousov, foram discutidos novos prazos para a entrega do sistema de defesa aérea S-400 — para 2026–2027.

Lançamento do Triumph S-400

O primeiro-ministro indiano Narendra Modi na base aérea de Adampur, em 13 de maio de 2025, tendo como pano de fundo o lançador de mísseis S-400. Foto da página oficial do político na rede social X
O post Rússia busca recomprar S-400 vendidos anteriormente à Turquia apareceu primeiro em DefesaNet.