HFAG realiza maior treinamento hospitalar de defesa química da América Latina

Treinamento reuniu mais de 20 países e capacitou equipes médicas para emergências químicas

Agência Força Aérea, HFAG, Por Capitão Dentista Rachel Albuquerque E Tenente Wanessa Liz

O Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG), no Rio de Janeiro (RJ), sediou entre os dias 1º e 05/09 o Exercício Brasileiro de Aspectos Médicos de Assistência e Proteção Contra Armas Químicas (EXBRAMED 2025), (International Training Course on Medical Response to Toxic Industrial Chemical and Chemical Warfare Agents), um curso internacional promovido pela Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ) com apoio do governo brasileiro. O treinamento reuniu civis e militares de mais de 20 países, com foco na resposta médica a agentes químicos industriais tóxicos e de guerra química.

Coordenado pelo Chefe do Centro de Tratamento Híbrido do HFAG, Coronel Médico Jayme Alberto Mendes e pelo Major Médico Moisés Bonifácio das Neves, Doutorando da Universidade da Força Aérea (UNIFA), o treinamento contou com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e do Ministério da Defesa (MD).

Durante a cerimônia de abertura, o Diretor de Saúde da Aeronáutica (DIRSA), Major-Brigadeiro Médico Laerte Lobato de Moraes, destacou os desafios enfrentados em situações de emergência e a importância da qualificação profissional nesse contexto. “No ambiente hospitalar, incidentes químicos, biológicos, radiológicos e nucleares representam desafios complexos, que demandam uma estrutura robusta, disponibilidade de insumos específicos e, principalmente, uma equipe multiprofissional devidamente treinada e capacitada para uma resposta rápida, segura e eficaz. Desejo a todos uma experiência produtiva e inspiradora, a fim de que exerçamos com excelência nossa missão maior: proteger vidas e servir à Pátria”, afirmou.

Também participaram da mesa de abertura o Diretor do HFAG, Brigadeiro Médico Marcelo Sávio da Silva Martins, o Coordenador-Geral de Bens Sensíveis do MCTI e Secretário Executivo da Autoridade Nacional Brasileira, Sérgio Antônio Frazão Araujo, e o Oficial Sênior do Programa de Subdivisão de Assistência e Proteção da OPAQ, Eduardo Herrera Reyes.

Reconhecido como o maior curso de capacitação hospitalar da América Latina e do Hemisfério Sul, o EXBRAMED 2025 teve como foco os aspectos intra-hospitalares da resposta médica a vítimas de armas químicas de guerra e agentes tóxicos industriais. Também se destacou como um dos maiores treinamentos internacionais já realizados no âmbito das Forças Armadas Brasileiras.

Ministrado em espanhol e inglês, o curso ofereceu conteúdos abrangentes sobre identificação e classificação de agentes químicos, gerenciamento de eventos com múltiplas vítimas, cuidados pré-hospitalares, comunicação de acidentes químicos, triagem, uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), transporte de pacientes, translado de corpos e protocolos de saúde mental e apoio psicológico para equipes de resposta e vítimas.

A programação incluiu ainda exercícios práticos de atendimento e tratamento de pacientes contaminados, com o uso de manequins de alta tecnologia em simulações realísticas. No encerramento, foi realizado um Exercício Operacional de Evacuação Aeromédica (EVAM), com foco em contaminações químicas, utilizando uma aeronave H-36 Caracal, reforçando a integração entre ações médicas e operações aéreas.

O EXBRAMED 2025 contribui significativamente para a segurança individual e coletiva, pois possibilitou a utilização correta dos equipamentos de proteção, a execução de procedimentos de descontaminação e o atendimento eficiente em situações de emergência. Além disso, o curso reafirma o cumprimento de normas e protocolos internacionais, fortalecendo a capacidade de defesa e mitigação dos impactos decorrentes do uso de armas químicas”, afirmou o Coordenador-geral e Instrutor do Curso, Coronel Médico Jayme Alberto Mendes e ressaltou o impacto do EXBRAMED na preparação técnica e estratégica de profissionais da saúde em situações críticas.

O Coordenador Técnico e também Instrutor do Curso, Major Médico Moisés Bonifácio das Neves, destacou a importância da cooperação internacional como parte essencial da proteção global. “Iniciativas desse tipo fortalecem as credenciais do Brasil e dos países participantes, como Estados que contribuem para o desenvolvimento das nações amigas para se protegerem de ameaças químicas”, explicou.

Como reconhecimento pelo sucesso da iniciativa, o HFAG foi indicado ao “Prêmio OPAQ-Haia 2025”, que homenageia indivíduos e instituições de destaque na construção de um mundo livre de armas químicas.

A honraria é concedida a profissionais das áreas acadêmica, científica, industrial e da sociedade civil com contribuições relevantes à causa. Além disso, a OPAQ concedeu ao Coronel Médico Jayme e ao Major Médico Moisés a “Medalha da OPCW”, em reconhecimento à excelência da organização e à condução técnica do EXBRAMED 2025.

Fotos: Soldado Botelho /  HFAG

O post HFAG realiza maior treinamento hospitalar de defesa química da América Latina apareceu primeiro em DefesaNet.