Declaração Conjunta Brasil Suécia Acordo Gripen

Comandante da Força Aérea Brasileira assina em nome do Ministro da Defesa Declaraçã Conjunta com o Ministro da Defesa da Suécia Pal Jonson

DECLARAÇÃO CONJUNTA SOBRE A VISITA OFICIAL
DO COMANDANTE DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA, REPRESENTANDO O MINISTRO DA DEFESA DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, AO MINISTRO DA DEFESA DO REINO DA SUÉCIA

Estocolmo, 16 de setembro de 2025

A convite do Ministro da Defesa do Reino da Suécia, Sr. Pål Jonson, o Ministro da Defesa da República Federativa do Brasil nomeou o Comandante da Força Aérea Brasileira, General de Exército Marcelo Kanitz Damasceno, para representá-lo em uma visita oficial à Suécia, de 15 a 17 de setembro de 2025.

O General Damasceno e o Sr. Jonson mantiveram discussões construtivas sobre questões de interesse mútuo na área de defesa e ressaltaram a importância da parceria estratégica entre o Brasil e a Suécia, que, entre outras áreas, concentra-se em defesa, tecnologia e inovação. As duas partes saudaram a próxima comemoração dos 200 anos de relações bilaterais entre os países, a ser celebrada em 2026.

As duas partes expressaram satisfação com o progresso da cooperação bilateral na área da aeronáutica, que é uma dimensão estratégica da parceria entre os dois países. Essa cooperação baseia-se no Acordo entre a Força Aérea Brasileira e a SAAB, assinado em 27 de outubro de 2014, que apoia a modernização da Força Aérea Brasileira por meio da aquisição de 36 caças Gripen E/F da SAAB, e na Carta de Intenções assinada por ambos os ministros em Natal, Brasil, em 9 de novembro de 2024. As discussões exploraram as possibilidades de a Suécia fornecer ao Brasil aeronaves de caça complementares e alterar o contrato existente para o Projeto FX-2 com o objetivo de aumentar o número de aeronaves. Isso seria feito dentro dos limites permitidos pela legislação brasileira.

O General Damasceno destacou a importância da visita às instalações de produção do Gripen da SAAB em Linköping, agendada para 17 de setembro, onde se reunirá com as equipes brasileira e sueca envolvidas no programa conjunto Gripen.

As duas partes celebraram a entrega e integração bem-sucedidas das primeiras 10 aeronaves Gripen F-39 à Força Aérea Brasileira, na Base Aérea de Anápolis. Também enfatizaram a importância da fábrica da Embraer, inaugurada em maio de 2023 em Gavião Peixoto, São Paulo, para a produção local de aeronaves Gripen no Brasil. Ambas as partes aguardam ansiosamente a conclusão da primeira aeronave de caça produzida no Brasil até o final de 2025, como parte dessa cooperação bilateral.

General Damasceno and Mr Jonson stressed the mutual technological benefits derived from the defence partnership and reaffirmed the important role of the High-Level Group on Aeronautics, established in 2015, in deepening and expanding bilateral cooperation in aeronautics and defence matters. They also underlined the relevance of the Political-Military Dialogue between Brazil and Sweden as a key mechanism to advance cooperation and address regional and international security challenges.

The two parties welcomed the entry into force of the Protocol on the Control of Exports of Defense Products between the Governments of Brazil and Sweden on 16 September 2025, which was originally signed on 8 November 2022.

The two parties further expressed satisfaction with Sweden’s acquisition of four Embraer C-390 Millennium multi-mission transport aircraft.

Both parties agreed to encourage the participation of delegations from both nations in international defence exhibitions, thereby strengthening the visibility of their strategic partnership.

General Damasceno and Mr Jonson confirmed their determination to continue working closely together to further deepen and broaden the strategic defence partnership between Brazil and Sweden.

Signed in Stockholm on 16 September 2025, in authentic original duplicates, in Portuguese and English. In case of divergence in interpretation, the text in the English language shall prevail.

MINISTRO DA DEFESA DO Pelo MINISTRO DA DEFESA
REINO DA SUÉCIA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

Pål Jonson General Marcelo Kanitz Damasceno
Ministro da Defesa Brazilian Aiir Force Commander

Desenvolvido por EmbedPress

O post Declaração Conjunta Brasil Suécia Acordo Gripen apareceu primeiro em DefesaNet.