Defesa brasileira amplia cooperação internacional na DSEI UK 2025

Por Nicole Moreira com informações da Seprod E Jussara Santos

Brasília (DF), 15/9/2025 – O Ministério da Defesa (MD), por meio da Secretaria de Produtos de Defesa (Seprod), participou da DSEI UK 2025, feira global de defesa e segurança. O evento, realizado de 9 a 12 de setembro, em Londres, reuniu cerca de 1.600 expositores e 45 mil participantes, com o objetivo de promover o setor de defesa do Reino Unido e incentivar a cooperação com aliados globais.

A DSEI é um espaço onde são apresentados equipamentos, soluções de segurança e tendências na área de defesa. Além da exposição, a programação incluiu reuniões bilaterais e painéis especializados. Durante a feira, a Seprod teve a oportunidade de estabelecer parcerias estratégicas com países e atrair investimentos para a Base Industrial de Defesa (BID). Também realizou visitas técnicas a estandes e mapeamento de tecnologias emergentes que possam contribuir para a modernização das Forças Armadas.

O Secretário de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa, Heraldo Luiz Rodrigues, destacou a assinatura de aquisição do navio Oiapoque, pela Marinha, e a assinatura de um projeto de transferência de tecnologia para o Exército, que permitirá à Força voltar a construir canhões de calibre elevado. “A DSEI, em Londres, é uma das maiores feiras de defesa e segurança do mundo, com um número recorde de expositores, entre eles a Abimde, com diversas empresas brasileiras no seu espaço. A participação da Seprod junto às empresas brasileiras foi muito importante para o estabelecimento de parcerias com diversas empresas mundiais, para aumentar a produção e conseguir manter a base industrial sempre na vanguarda tecnológica”, afirmou.

A comitiva brasileira também contou com a participação do Pavilhão Brasil, coordenado pela Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (Abimde), que reuniu empresas nacionais em uma vitrine voltada para o mercado internacional.

Base Industrial de Defesa (BID) – A BID é composta por empresas estatais e privadas que atuam em diferentes etapas de pesquisa, desenvolvimento, produção, distribuição e manutenção de produtos estratégicos voltados à defesa nacional.

Fotos: Seprod

O post Defesa brasileira amplia cooperação internacional na DSEI UK 2025 apareceu primeiro em DefesaNet.