Valença (RJ) – Entre os dias 9 e 12 de setembro de 2025, o 1º Esquadrão de Cavalaria Aeromóvel realizou a Operação Tormenta 2025, um exercício de adestramento do seu Pelotão de Força de Prontidão (Pel FORPRON) em operações características de cavalaria e inserido na concepção aeromóvel.
O destaque foi o helitransporte de viaturas táticas leves e motocicletas orgânicas do Pelotão de Cavalaria Aeromóvel para a Cabeça-de-Ponte Aeromóvel (C Pnt Amv), que foi realizado pela primeira vez em sobrevoo à cidade de Valença (RJ), sede do esquadrão.
O helitransporte, que foi visto e admirado por moradores, é uma atividade desafiadora, requerendo cuidadoso planejamento e execução.
O exercício serviu para aprimorar a capacidade de planejamento de oficiais e sargentos do esquadrão em operações aeromóveis de grande vulto e em navegação aérea. Serviu também para adestrar o Pel FORPRON quanto a procedimentos de infiltração aeromóvel, reconhecimento e inteligência em prol da Brigada de Infantaria Aeromóvel.
Os militares envolvidos no exercício foram, ainda, submetidos a uma avaliação de tiro de combate por fração, como parte do programa de adestramento e do core Aeromóvel.



Interoperabilidade
O esquadrão de cavalaria aeromóvel é a tropa de reconhecimento e segurança da Brigada de Infantaria Aeromóvel. As atividades foram desenvolvidas em sinergia com outras frações da brigada: participaram os militares da 2ª Companhia de Precursores (2ª Cia Prec), do 22º Batalhão Logístico Aeromóvel (22° B Log Amv) e da 12ª Companhia de Engenharia de Combate Aeromóvel (12ª Cia Eng Cmb Amv).
Além disso, operação contou com uma aeronave HM-3 COUGAR, do 2° Batalhão de Aviação do Exército (2° BAvEx), uma aeronave HA-1A FENNEC e uma equipe de Transporte Aéreo e Suprimento Especial de Aviação (TASA) do 1° Batalhão de Aviação do Exército (1° BAvEx).



Aprimoramento doutrinário
O exercício também esteve integrado com o estudo doutrinário para aprimoramento do emprego do 1° Esqd C Amv nas ações de conquista de Cabeça de Ponte Aeromóvel, conforme o Projeto Brigada de Infantaria Aeromóvel 2040.
A Operação Tormenta 2025 agregou e aprimorou o adestramento do 1º Esquadrão de Cavalaria Aeromóvel, desenvolveu atributos inerentes à Arma de Cavalaria e reforçou a coesão e operacionalidade dos integrantes da Força de Prontidão Aeromóvel.
Com a atividade, a Brigada reforça mais uma vez a operacionalidade, o adestramento, a prontidão e a excelência no preparo da tropa.




O post Operação Tormenta 2025: helitransporte de viaturas marca adestramento aeromóvel em Valença apareceu primeiro em DefesaNet.