14 UFs têm 100% de inscrições de concluintes da rede pública no Enem

Depois do término do primeiro dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2024, 14 UFs (Unidades da Federação) registraram 100% de inscrições de alunos do 3º ano do Ensino Médio (concluintes) da rede pública. O Nordeste, líder em inscrições esse ano, só não atingiu a totalidade no Maranhão, que registrou 83,42%.

Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, 94% dos estudantes concluintes da rede pública se inscreveram para fazer as provas que dão acesso às universidades públicas no Brasil, um avanço de 36 pontos percentuais em relação aos 58% registrados em 2023.

Em apresentação dos resultados ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ministro ressaltou a presença do Nordeste no percentual nacional. Além disso, disse que o Programa Pé-de-Meia, que auxilia os estudantes de baixa renda a permanecerem nos estudos, foi importante para que os resultados fossem positivos. “Se o aluno fizer a prova hoje [3.out] e no dia 10, vai receber uma parcela extra do Pé-de-Meia”, disse Camilo.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou após o primeiro dia de aplicação de provas, os resultados de inscrições em diferentes segmentos, como regiões do país, sexo, idade e raça. Veja abaixo: 

Leia a relação de inscritos no Enem 2024 por região do Brasil (para abrir em outra aba, clique aqui):

Leia a relação de inscritos no Enem 2024 por sexo (para abrir em outra aba, clique aqui):

Leia a relação de inscritos no Enem 2024 por idade (para abrir em outra aba, clique aqui):

Leia a relação de inscritos no Enem 2024 por raça (para abrir em outra aba, clique aqui):

Leia a relação de inscritos no Enem 2024 por escolaridade (para abrir em outra aba, clique aqui):

O ministro Camilo Santana também disse que não houve nenhuma ocorrência grave durante a prova do Enem, mas apesar disso, afirmou que 4.999 inscritos foram eliminados da prova. Eis os motivos: 

  • deixar o local de prova portando o caderno de questões antes dos 30 minutos finais de aplicação;
  • portar equipamento eletrônico;
  • ausentar-se antes do horário permitido (15h30min);
  • utilizar impressos;
  • não atender às orientações dos fiscais.

Leia mais:


Esta reportagem foi escrita pelos estagiários de jornalismo Davi Alencar e Levi Matheus sob a supervisão da editora-assistente Rafaela Rosa