14 PROPRIEDADES MEDICINAIS DO ÓLEO DE COCO BASEADAS EM EVIDÊNCIAS

O óleo de coco é ouro líquido.

Embora o óleo de coco tenha se arrastado para fora da lama da vasta deturpação nos últimos anos como uma “gordura saturada mortal”, ele ainda não recebe a apreciação total que realmente merece. Não apenas uma gordura “boa”, o óleo de coco é um agente de cura excepcional também, com muitas aplicações úteis para a saúde.

Alguns exemplos das propriedades terapêuticas desta gordura saturada “boa” incluem: 

  • Queima de gordura: irônico, não é? Uma gordura saturada que pode acelerar a perda de gordura da região central (o tipo mais perigoso). Bem, agora há dois estudos sólidos em humanos mostrando que apenas duas colheres de sopa por dia (30 ml), tanto em homens quanto em mulheres, são capazes de reduzir a gordura da barriga em 1-3 meses.
  • Estimulação cerebral: um estudo agora famoso, publicado em 2006 no periódico Neurobiology of Aging, mostrou que a administração de triglicerídeos de cadeia média (mais abundantemente encontrados no óleo de coco) em 20 indivíduos com doença de Alzheimer ou comprometimento cognitivo leve resultou em aumentos significativos nos corpos cetônicos (em apenas 90 minutos após o tratamento) associados à melhora cognitiva mensurável naqueles com disfunção cognitiva menos grave.
  • Eliminação de piolhos: quando combinado com spray de erva-doce, o óleo de coco foi considerado superior ao inseticida permetrina (0,43%).
  • Cura de Feridas: O coco tem sido usado para a cicatrização de feridas desde tempos imemoriais. Três dos mecanismos identificados por trás desses efeitos de cura são sua capacidade de acelerar a reepitelização, melhorar a atividade da enzima antioxidante e estimular maior reticulação de colágeno dentro do tecido que está sendo reparado. O óleo de coco demonstrou até mesmo trabalhar sinergicamente com tratamentos tradicionais, como sulfadizina de prata, para acelerar a recuperação de feridas por queimadura.
  • Alternativa aos AINEs: Foi demonstrado que o óleo de coco possui propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e redutoras de febre.
  • Atividade antiúlcera: Curiosamente, o leite de coco (que inclui componentes de óleo de coco) demonstrou ser tão eficaz quanto o medicamento convencional sucralfato como um agente antiúlcera associado a AINEs.
  • Antifúngico: Em 2004, 52 isolados de espécies de Candida foram expostos ao óleo de coco. A forma mais notória, Candida albicans, foi considerada a de maior suscetibilidade. Pesquisadores observaram: “O óleo de coco deve ser usado no tratamento de infecções fúngicas em vista do surgimento de espécies de Candida resistentes a medicamentos.”
  • Reforço de testosterona: descobriu-se que o óleo de coco reduz o estresse oxidativo nos testículos de ratos, resultando em níveis significativamente mais altos de testosterona.
  • Redução do inchaço da próstata: descobriu-se que o óleo de coco reduz o crescimento benigno da próstata induzido pela testosterona em ratos.
  • Melhorando os lipídios do sangue: O óleo de coco melhora consistentemente a proporção LDL:HDL no sangue daqueles que o consomem. Dado esse efeito, o óleo de coco não pode mais ser descartado por ser “aquela gordura saturada que obstrui as artérias”.
  • Absorção de nutrientes solúveis em gordura: o óleo de coco foi considerado superior ao óleo de cártamo no aumento da absorção de carotenoides do tomate.
  • Saúde óssea: O óleo de coco demonstrou reduzir o estresse oxidativo dentro do osso, o que pode prevenir danos estruturais no osso osteoporótico. [Nota: A osteoporose é um mito, conforme definido atualmente pelo T-Score]
  • Protetor solar: Foi demonstrado que o óleo de coco bloqueia os raios UV em 30%. Tenha em mente que isso é bom, na medida em que os raios UVA são prejudiciais à pele, enquanto os raios UVB são altamente benéficos (quando a exposição é moderada). Certifique-se de verificar esta lista de outros  óleos bloqueadores solares.
  • Repelente de insetos: Surpreendentemente, descobriu-se que o óleo de coco é mais eficaz do que o DEET para repelir insetos. Leia nosso artigo sobre o tópico aqui: Óleo de coco vence o DEET tóxico para repelir insetos.

Claro, quando falamos de óleo de coco, estamos olhando apenas para uma parte do incrível coqueiro. Cada componente, incluindo fibra de casca de cocoproteína de cocoágua de coco, tem aplicações terapêuticas confirmadas experimentalmente.

 

Fonte: https://vigilantnews.com/post/14-evidence-based-medicinal-properties-of-coconut-oil/

 

O post 14 PROPRIEDADES MEDICINAIS DO ÓLEO DE COCO BASEADAS EM EVIDÊNCIAS apareceu primeiro em Planeta Prisão.