Cerca de 500 pessoas estão desabrigadas na cidade de Peruíbe, no litoral de São Paulo, nesta 6ª feira (10.jan.2025). A cidade está alagada desde 5ª feira (9.jan) por causa das fortes chuvas.
Segundo a prefeitura municipal, nesta 6ª feira (10.jan), a água começou a escoar em alguns bairros da cidade. A gestão informou que não há mais pedidos de resgate e que as famílias desalojadas estão abrigadas em 3 unidades montadas em escolas da região.
Enchente em Peruíbe abala a cidade, ontem, quarta-feira pic.twitter.com/G9bV47apG4
— Breno, o peruibense (@MarlenBreno) January 9, 2025
A situação de Peruíbe, litoral de São Paulo, é muito grave. Olha a situação. As chuvas castigam anualmente o município. Informações de pessoas desabrigadas. pic.twitter.com/rKpRi2t75L
— Jonas Di Andrade (@jonasdiandrade) January 9, 2025
A cidade que eu moro, Peruíbe debaixo d’água.
Foi muita chuca sim, mas não tem um bueiro na cidade que foi limpo pela prefeitura, e a lua nem está cheia. Cai pedra, cai morro, mato em todas as ruas e praças…UMA ADMINISTRAÇÃO DE M3RD4!
E tem gente que defende. pic.twitter.com/fvzY4IbHsV— Milton Ribeiro 🚩 (@ribeirotrilhas) January 9, 2025
Situação em Peruíbe está caótica 😢 pic.twitter.com/UVEElpCFRI
— Claudio de Araujo (@ClaudioDeArauj0) January 9, 2025
Conforme a Defesa Civil, Peruíbe registrou, em apenas 24 horas, 263 mm de chuva. O acumulado superou o volume previsto para todo o mês de janeiro, que era de 236 mm.
Também atuam na cidade o GRAD (Grupo de Resposta a Animais em Desastres), prestando socorro e resgatando animais vítimas das enchentes e uma equipe de zoonoses.
Ajuda
Doações para os desabrigados podem ser realizadas através do Fundo Social de Solidariedade, das 8h às 17h. Os itens mais necessários no momento são: toalhas de banho, kits de higiene (sabonete, pasta de dente, escova, absorvente e fraldas) e cobertores.
Também são aceitas doações via Pix, realizadas exclusivamente através do e-mail da prefeitura: [email protected].