O comprador desinformado ou não preparador pode não saber que muitos produtos alimentícios são frequentemente contaminados com glifosato, um produto químico potencialmente perigoso encontrado em certos herbicidas usados por agricultores nos EUA.
Isso significa que, como um prepper, você deve ter cuidado ao comprar mantimentos para sua família para protegê-los desse produto químico tóxico. Saber mais sobre o glifosato também garante que seu estoque de sobrevivência contenha apenas alimentos livres de contaminação, como frutas e vegetais orgânicos. (h/t para ConsumerNotice.org)
Glifosato é um produto químico usado em certos herbicidas pulverizados por fazendeiros por todo o país. Estimativas alarmantes sugerem que mais de 80 por cento dos americanos já foram expostos ao glifosato.
Glifosato é o ingrediente químico ativo em herbicidas à base de glifosato (GBHs), e um dos mais comuns é o Roundup, um herbicida. O produto químico foi introduzido pela primeira vez no mercado em 1974, e as descobertas iniciais dos testes de toxicidade resultaram na crença de que todos os GBHs representavam riscos relativamente baixos para humanos e outras espécies.
Por causa dessas descobertas incorretas, agências reguladoras em muitos países estabeleceram altos limites de exposição aceitáveis. O volume de glifosato aplicado às plantações aumentou exponencialmente desde o final dos anos 1970, expandindo, por sua vez, a exposição dos americanos ao produto químico.
Muitos agricultores usam herbicidas como o Roundup porque eles são eficazes no combate a ervas daninhas. Infelizmente, o uso de GBHs significa que mais pessoas são expostas ao glifosato.
Nas últimas duas décadas, cientistas estudaram o impacto da toxicidade do glifosato. Em 2016, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que havia determinado que o glifosato é “provavelmente cancerígeno”.
Observe que até mesmo a Bayer, a empresa dona da marca Roundup, anunciou em 2021 que pararia de vender Roundup no mercado residencial de gramados e jardins em 2023. A Bayer alegou que os riscos para os trabalhadores rurais e consumidores pela exposição ao Roundup foram o principal motivo da decisão.
Este anúncio foi feito apenas dois anos depois que a Bayer foi condenada a pagar mais de US$ 80 milhões em danos a um homem que alegou em um processo judicial envolvendo o Roundup que o produto era a causa de seu linfoma não-Hodgkin.
Produtos contaminados com glifosato a evitar
Esses alimentos e fontes alimentares são comumente contaminados com glifosato:
- Xarope de milho rico em frutose (HFCS) geneticamente modificado (OGM)
- Vacas alimentadas com milho e soja transgênicos
- Enchimento de proteína de soja transgênica
- Batatas dessecadas com herbicida
- Trigo desidratado com Roundup
Cientistas que estudam a prevalência de glifosato em certos alimentos ficaram chocados com os resultados. Pesquisadores da organização sem fins lucrativos Environmental Working Group (EWG) relataram que o glifosato estava presente em mais de 95 por cento das amostras populares de alimentos à base de aveia.
Um estudo de acompanhamento mostrou que vários cereais destinados a crianças eram alguns dos produtos alimentícios mais contaminados com glifosato. Ele mediu os níveis em partes por bilhão (ppb) e fatorou uma referência para o consumo de glifosato por crianças de 160 ppb.
Alguns dos produtos mais contaminados com glifosato são:
- Honey Nut Cheerios Medley Crunch (833 ppb)
- Barras de granola crocantes Nature Valley, açúcar mascavo de bordo (566 ppb)
- Nature Valley Granola Cups, Manteiga de Amêndoa (529 ppb)
- Chocolate Manteiga de Amendoim Cheerios (400 ppb)
- Cheerios multigrãos (216 ppb)
- Biscoitos macios assados com Fiber One, aveia e passas (204 ppb)
Como proteger sua família de alimentos contaminados com glifosato
Todos os anos, o EWG divulga uma lista dos “Quinze Limpos”, que são as 15 frutas e vegetais com as menores quantidades de resíduos de pesticidas, com base em dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
Dessa lista, apenas menos de 70% das amostras apresentaram zero resíduos de pesticidas detectáveis.
Os Quinze Limpos de 2022 são:
- Aspargos
- Abacates
- Repolho
- Melão
- Melão Honeydew
- Kiwi
- Mangas
- Cogumelos
- Cebolas
- Mamão
- Abacaxi
- Milho doce
- Ervilhas doces (congeladas)
- Batata doce
- Melancia
Você pode minimizar sua exposição ao glifosato e outros pesticidas aprendendo a tomar decisões mais informadas sobre sua dieta.
Compre produtos orgânicos
Consumir produtos orgânicos é uma maneira eficaz de evitar o glifosato porque os produtos orgânicos certificados são cultivados sem produtos químicos de herbicidas ou pesticidas. Embora comer alimentos orgânicos não seja uma solução completa para esse problema, ainda pode ajudar a reduzir significativamente a exposição ao glifosato.
De acordo com um estudo, indivíduos que seguiram uma dieta totalmente orgânica por seis dias reduziram a quantidade de glifosato em seus corpos em até 70%.
Não use herbicida
Se você tem uma horta em casa, não use produtos como Roundup. Em vez disso, encontre alternativas não tóxicas ao Roundup ou tente algumas receitas do tipo “faça você mesmo” livres de produtos químicos nocivos.
Fonte: https://www.monsantomafia.com/2024-04-19-avoid-harmful-chemicals-in-food-choose-organic.html
O post EVITE PRODUTOS QUÍMICOS NOCIVOS COMO GLIFOSATO EM ALIMENTOS, ESCOLHENDO SEMPRE ORGÂNICOS apareceu primeiro em Planeta Prisão.