Depois de procurado pelo UOL, governo do Pará afasta comandantes gravados torturando detentos

Foto: Reprodução de vídeo do UOL.

Dois comandantes gravados torturando presos nus no Complexo Penitenciário de Americano, em Santa Izabel, região metropolitana de Belém, foram afastados depois que o vídeo foi enviado pela reportagem do portal UOL, que cobrava uma posição da Secretaria de Administração Penitenciária do Pará. Os policiais foram identificados como capitão Rubens Teixeira Maués Junior, comandante do COPE (Comando de Operações Penitenciárias), e Júlio Cesar Néris, comandante do GAP (Grupo de Ações Penitenciárias), ambos subordinados à Seap-PA (Secretaria de Administração Penitenciária do Pará).

O vídeo, gravado por um policial penal no CRPP III (Centro de Recuperação Penitenciário do Pará III), foi encaminhado ao Ministério Público do estado do Pará, no mês de setembro de 2024, mas nenhuma providência foi tomada. Neste mês de janeiro, o policial penal fez uma denúncia anônima ao UOL, que divulgou as imagens. Segundo ele, as torturas seriam rotineiras e a Seap seria conivente com as violações praticadas.

“O capitão Maués e o comandante Néris são amigos pessoais do secretário Ringo Alex, que sempre teve conhecimento desses fatos e não os afastava de seus cargos de chefia”, disse o policial penal do Complexo Penitenciário de Americano, autor anônimo da denúncia enviada ao UOL.

Procurados, nem a Secretaria de Segurança Pública do Pará, nem o gabinete do governador Helder Barbalho (MDB), responderam aos pedidos de posicionamento do UOL.

O post Depois de procurado pelo UOL, governo do Pará afasta comandantes gravados torturando detentos apareceu primeiro em PONTO DE PAUTA – PARÁ.