ESTA DOENÇA MORTAL É MAIS COMUM DO QUE OS MÉDICOS PENSAM. É FREQUENTEMENTE ESQUECIDA E PODE SER CURADA

Há evidências claras de que muitos dos chamados portadores de demência estão, na verdade, sofrendo de algo bem diferente – um problema de saúde que pode ser curado, escreve o Dr. Vernon Coleman.

Se um amigo ou parente for diagnosticado com demência, você não deve aceitar o diagnóstico até que os médicos confirmem que o paciente não está sofrendo de hidrocefalia de pressão normal idiopática – um distúrbio que é comumente diagnosticado erroneamente como doença de Alzheimer, demência ou doença de Parkinson. É importante descartar a hidrocefalia de pressão normal idiopática porque esse distúrbio pode ser tratado.

Por Dr. Vernon Coleman

Em todo o mundo, estima-se que haja quase 50 milhões de pessoas sofrendo de demência ou doença de Alzheimer. Metade de todos os pacientes admitidos em casas de repouso sofre de demência de um tipo ou outro. Milhões de outros pacientes que foram diagnosticados com demência de um tipo ou outro estão sendo cuidados por suas famílias. Muitos familiares tiveram que abandonar seus empregos e suas vidas normais para encontrar o tempo necessário. Milhões de pacientes foram despejados em hospitais e casas de repouso onde ficam sentados ou deitados, esperando para morrer. Ninguém sabe quantos milhões de pessoas não diagnosticadas estão lutando para lidar com a demência, sozinhas ou com a ajuda de parentes, amigos e vizinhos.

Apesar de muitas promessas, ainda não há cura para a demência ou a doença de Alzheimer, nem há qualquer sinal de uma, mas há evidências claras de que muitos dos chamados portadores de demência estão na verdade sofrendo de algo bem diferente – um problema de saúde que pode ser curado.

A maioria dos casos de demência não pode ser tratada (embora haja uma série de coisas que podem ser feitas para diminuir o ritmo em que a doença se desenvolve), mas há uma causa específica de demência que pode ser tratada: hidrocefalia de pressão normal idiopática.

Se um amigo ou parente for diagnosticado com demência, você não deve aceitar o diagnóstico até que os médicos confirmem que o paciente não está sofrendo de hidrocefalia de pressão normal idiopática – um distúrbio que é comumente diagnosticado erroneamente como doença de Alzheimer, demência ou doença de Parkinson. É importante descartar a hidrocefalia de pressão normal idiopática porque esse distúrbio pode ser tratado. E se o tratamento for iniciado cedo, a perspectiva é boa.

A hidrocefalia de pressão normal idiopática é bizarramente subpesquisada, subdiagnosticada e subtratada. É quase certo que não haja nenhuma doença que afete um grande número de pessoas que seja menos compreendida.

Os médicos certamente não levam o distúrbio tão a sério quanto deveriam. Na profissão médica, é conhecida (quando é conhecida) como a “doença molhada, maluca e trêmula” – mais um termo infantil de abuso do que uma frase cheia de respeito.

Organizações especializadas em cuidar de idosos são frequentemente terrivelmente ignorantes sobre a doença, assim como sites de saúde.

Na internet, fiz as perguntas “Por que os idosos são instáveis?” e “Por que os idosos caem com tanta frequência?” e nenhuma das primeiras dezenas de respostas mencionou “hidrocefalia de pressão normal idiopática”. No Reino Unido, o site NHS Choices dedica menos de 70 palavras à doença e descreve a condição como “incomum”, o que é um absurdo manifesto, pois afeta milhões e é, sem dúvida, a causa tratável mais comum de grande deficiência e incapacidade mental entre os idosos.

Os pesquisadores não estão interessados ​​em investigar a doença porque uma cura já está disponível e, como não há necessidade de uma “droga milagrosa”, não haverá grandes e gordas doações de empresas farmacêuticas. E os médicos não estão interessados ​​em diagnosticar ou tratar a doença porque ela invariavelmente envolve pacientes mais velhos, e os médicos são encorajados pelos governos (e grande parte da sociedade) a não se interessarem muito por pacientes idosos.

Se você fizesse uma lista das 100 condições médicas mais comuns, potencialmente fatais, mas mais facilmente curáveis, que são mais frequentemente diagnosticadas erroneamente como outra coisa, então a hidrocefalia de pressão normal idiopática estaria no topo da lista.

Não há dúvida de que uma grande porcentagem dos pacientes que supostamente morreram de doença de Alzheimer sofriam de hidrocefalia de pressão normal. A doença de Alzheimer causa demência e perda de habilidades mentais, mas (apesar do fato de ser oficialmente considerada uma grande assassina – nos EUA, é considerada a quinta assassina mais comum de pessoas com mais de 65 anos) não há nenhuma razão real para que a doença de Alzheimer resulte em morte. Quando se diz que os pacientes morreram de Alzheimer, ou alguma outra forma de demência, eles geralmente morreram de pneumonia ou alguma outra infecção que foi deliberadamente deixada sem tratamento. Um paciente que morreu genuinamente como resultado direto de sua demência, sem uma infecção ou qualquer outra complicação, provavelmente morreu de hidrocefalia de pressão normal idiopática que não foi diagnosticada, mas que causou a morte ao comprimir, danificar e destruir muitas partes diferentes do cérebro.

As únicas coisas que sabemos com certeza são que a hidrocefalia de pressão normal idiopática é terrivelmente comum, produz resultados devastadores, geralmente é confundida com outra coisa e é tratável. Pacientes que ficaram presos na cama ou em cadeiras de rodas podem, após o tratamento, levantar-se e andar. Eles podem retomar suas vidas; conversando e aproveitando o trabalho e os hobbies. Pacientes que foram abandonados têm suas vidas de volta.

Um diagnóstico de demência (seja Alzheimer ou qualquer outra variedade de demência) pode ser devastador para um paciente e para a família e amigos. Mas esse diagnóstico geralmente está errado. E se o diagnóstico correto for hidrocefalia de pressão normal idiopática, então a verdadeira causa da demência é tratável.

Entre cinco e dez por cento de todos os indivíduos diagnosticados como portadores de Alzheimer ou demência foram diagnosticados erroneamente e estão sofrendo de hidrocefalia de pressão normal; um distúrbio que pode produzir sintomas semelhantes – mas que pode ser tratado.

O texto acima foi retirado do livro`When Dementia Can Be Cured’ de Vernon Coleman. Para comprar uma cópia, CLIQUE AQUI.

Sobre o autor

Vernon Coleman MB ChB DSc praticou medicina por dez anos. Ele é um autor profissional em tempo integral há mais de 30 anos. Ele é um romancista e escritor de campanha e escreveu muitos livros de não ficção. Ele escreveu mais de 100 livros que foram traduzidos para 22 idiomas. Em seu site, AQUI, há centenas de artigos que são gratuitos para ler.

 

Fonte: https://expose-news.com/2025/02/17/this-deadly-disease-is-commoner-than-2/

 

O post ESTA DOENÇA MORTAL É MAIS COMUM DO QUE OS MÉDICOS PENSAM. É FREQUENTEMENTE ESQUECIDA E PODE SER CURADA apareceu primeiro em Planeta Prisão.