Os líderes partidários da Câmara dos Deputados se reunirão no dia 13 de março para definirem as presidências das comissões. Também tratarão de regimentos sob a nova gestão do presidente Hugo Motta (Republicanos-PB).
A Casa continua sem os trabalhos das comissões. Apenas o plenário está em funcionamento. Há disputa entre as principais bancadas nos principais colegiados.
O PL e o PT protagonizam os embates. Além de compartilharem o interesse por comissões relevantes, também tentam barrar o adversário de outras.
A definição dos nomes é de responsabilidade do presidente Hugo Motta, que deve seguir os acordos feitos ainda na gestão de Arthur Lira (PP-AL).
O estabelecimento de presidentes de comissões é importante para o andamento da tramitação das pautas. Até o momento, apenas as comissões de Viação e Transportes; Minas e Energia; e Turismo têm nomes definidos, segundo apurou o Poder360.
O PP indicou Maurício Neves (SP) para a Comissão de Viação e Transportes. O partido também deve ficar com a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, mas ainda não definiu o nome.
O PSD fez suas indicações na reunião de líderes realizada na manhã que antecedeu a eleição da Mesa Diretora. A deputada federal Laura Carneiro (PSD-RJ) foi a indicada para a presidência da Comissão de Turismo. Para a Comissão de Minas e Energia, a sigla indicou Diego Andrade (PSD-MG).